Um carro bonito, confortável e com bom comportamento dinâmico, o Bravo entra em seu quinto ano de vida no mercado brasileiro com modificações estéticas importantes e a expectativa de ampliar suas vendas, até agora modestas. O hatch médio da Fiat passou por uma plástica visual e, em sua versão 2016, chega em três opções básicas: Essence, Sporting e T-Jet, além de uma série limitada com bons atrativos, a Black Motion.
Diferente de outras fabricantes, a Fiat procurou individualizar bastante as várias configurações do Bravo que, além de diferenças visuais internas e externas, entre elas rodas exclusivas para cada modelo, contam com diferentes ajustes mecânicos, entre eles o acerto da suspensão. Desta forma, embora irmãos, mesmo o Essence e o Sporting, que utilizam o mesmo motor 1,8 litro, mostram personalidades diversas ao encarar ruas e estradas. O T-Jet, por sua vez, está em categoria à parte: tem motor turbo 1,4 litro e um comportamento muito mais vivaz e entusiasmante que o das duas versões com motor aspirado – por um preço, evidentemente, bem maior.
As mudanças externas da linha Bravo incluem novos para-choques, novas molduras de lanternas e faróis, barra cromada em V no para-choques e spoiler. Ao todo, as novidades visuais somam algumas dezenas. A mais notável fica na frente: a nova grade do radiador, com uma barra cromada com o logo Fiat ao centro, que faz conjunto com o novo para-choques e uma barra cromada em V.
Na traseira, se destacam o para-choques com defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e um spoiler que dá um toque esportivo ao conjunto.
Por dentro
O interior do chamado Novo Bravo traz agora uma nova iluminação branca nos comandos internos e nova grafia no quadro de instrumentos. Todas as versões trazem agora apóia- braço central rebatível com porta-copos no banco traseiro – um elemento de conforto que, em nossa opinião, compromete um pouco a segurança: o acesso às fivelas dos cintos de segurança da frente foi dificultado e, numa emergência, pode acabar sendo mais demorado que o desejável. Seria bom que os designers pensassem sobre isso.
Dependendo da versão, o carro traz novos bancos, com novos padrões de costuras.
Eletrônicos
O Bravo 2016 estreia os sistemas Uconnect™ Touch, o Uconnect™ Touch NAV e a câmara de ré opcional. O sistema mundial Uconnect™ do grupo FCA (FIAT Chrysler Automobiles) para entretenimento, comunicação e navegação está presente em diversos modelos da Jeep, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, Fiat e RAM. No Bravo o Uconnect™ Touch equipa de série todas as versões.
Com o equipamento, as funções de mídia e telefone podem ser comandadas por voz, usando os botões do volante ou utilizando o visor LCD multicolorido sensível ao toquepara acessar todas as funções.
Opcionalmente, a central multimídia pode vir com o sistema de navegação GPS que utiliza softwares da TOM TOM, líder mundial em sistema de navegação. Outro opcional importante é a câmera de ré. Outra inovação é uma nova calibração no software de controle do ar-condicionado, que reduz em até 20% o tempo necessário para atingir a temperatura programada
Bravo BlackMotion
A série especial BlackMotion se destaca pelo interior preto, com bancos em couro. O carro, que pode ser exteriormente preto ou branco, conta com o Uconnect Nav de série, além do ar condicionado automático digital Dualtemp e sobretapetes em carpete.
Por fora, os diferenciais incluem rodas exclusivas de 17 polegadas, faróis escurecidos, saias laterais exclusivas, ponteira dupla no escapamento e outros elementos com acabamento em preto brilhante. O Bravo BlackMotion tem suspensão com comportamento mais esportivo e também traz de série o sensor de estacionamento.
Motores
Todas as versões com motores 1.8 16V Flex de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio mecânico de cinco marchas ou, opcionalmente, a transmissão automatizada Dualogic Plus. O Bravo T-Jet, com motor turbo 1.4 16V de 152 cv e torque de 21,1 kgfm, utiliza câmbio mecânico de seis marchas. A versão esportiva tem excelente comportamento na estrada, ágil e precisa. O preço, apesar do equipamento que traz, é um tanto alto, superando o do concorrente Golf 1.4 Comfortine, que tem como grande atrativo o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas.
Versões e preços
Essence – R$ 61.990,00
Sporting – R$ 67.990,00
Black Motion – R$ 68.990,00
T-Jet 1.4 turbo – R$ 78.490,00
Publicado em 09/02/2015
-