Home > Autoavaliação > C4 Lounge: maior força com flexibilidade
  • Autoavaliação
  • C4 Lounge: maior força com flexibilidade
  • Sedã da Citroën ganha motor bicombustível com mais potência e agilidade
  • Por Jorge Meditsch

    Maior força é sempre um atributo bem vindo e a Citroën brasileira acaba de dotar seu sedã médio C4 Lounge de uma nova versão de seu motor THP. O carro passa a ter potência máxima de 173 cv, desde que abastecido com álcool. O motor modificado passou a chamar-se THP FLEX.

    Para complementar o novo motor, o câmbio automático do C4 Lounge também passou por modificações que, segundo a fábrica, garantem um aumento de 7,5 por cento na economia de combustível.

    As duas versões do C4 Lounge THP FLEX (Tendance e Exclusive) trazem de série o sistema de controle de estabilidade (ESP).

    As mudanças

    A transformação do motor THP em FLEX exigiu o remapeamento da central de gerenciamento eletrônico, adotando uma nova calibragem, desenvolvida para atender às condições brasileiras.

    A injeção direta de combustível, já existente na versão anterior, e a adoção de uma bomba de alta pressão (200 bar) tornaram dispensáveis os sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi ligeiramente reduzida, de 10,5:1 para 10,2:1.

    Um novo sensor, que detecta o percentual de etanol presente no tanque, permite que o sistema desenvolva mais rapidamente a estratégia adaptada às condições de rodagem. Nos motores flex tradicionais isto é feito pela análise dos gases de escapamento. Outro ponto é a utilização de uma bomba de combustível com desempenho variável, que se adapta às condições de utilização do motor.

    Várias mudanças possibilitaram a adaptação ao álcool. A mais importante é a adoção de um sensor que analisa o combustível antes da injeção

    A Citroën obteve assim uma potência de 173 cv a 6.000 rpm com álcool hidratado puro. O torque máximo, de 240 Nm, é atingido já a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm, garantindo a flexibilidade no trânsito urbano.

    Na estrada

    Nosso contato com o novo Lounge THP Flex foi num teste em estrada, ou melhor, nas autoestradas paulistas Ayrton Senna e Carvalho Pinto, com o carro levando quatro ocupantes adultos. Com velocidade máxima restrita a 120 km/ e andando na maior parte do tempo a velocidade constante, o carro mostrou-se bastante confortável, com baixo nível de ruído interno e conforto razoável para os passageiros de trás.

    No meio do teste, uma parada em um empreendimento logístico no município de Caçapava permitiu uma rápida brincadeira numa futura pista de aeroporto, incluindo slalom, manobras de evasão e uma aceleração a pleno gás numa extensão de cerca de 1,2 quilômetro. Os exercícios visavam a mostrar a eficiência da suspensão do carro que, típica da Citroën, não decepcionou.

    O C4 Lounge THP Flex é oferecido em duas versões, com os seguintes preços:

    Tendance – R$ 78.790

    Exclusive - R$ 85.490

    Publicado em 11/12/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados