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  • Versão 'aventureira' é bonita e a mais cara da linha
  • Por Jorge Meditsch

    O Mobi Trekking não é exatamente uma novidade, mas só chegou às nossas mãos para avaliação em dezembro do ano passado.

    O modelo é o topo de linha do menor carro da Fiat e, por isso, não prima pelo preço baixo. Custa a partir de R$ 63 mil, podendo alcançar R$ cerca de R$ 68 mil com a adição de opcionais, acessórios e pintura metálica.

    A aparência é o atrativo maior do Trekking. O carro vem vestido de SUV urbano e adornado com adesivos, com destaque para o colocado sobre o capô. Trilhos no teto e rodas bonitas de liga leva contribuem para o conjunto, que inclui também a porta do porta-malas de vidro, única na indústria nacional.

    Conjunto motor tem desempenho razoável, mas longe de garantir um comportamento que entusiasme

    Pequeno, o Mobi disponibiliza um bom espaço na área da frente. No banco traseiro, nem tanto. Mas dá para levar dois adultos atrás, com as pernas não muito esticadas. O bagageiro é bem pequeno, não dá para levar muita coisa.

    De série, vem ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento. Mais multimídia Uconnect com tela de sete polegadas e conexão sem fio para celular.

    O desempenho é razoável. O motor é o três-cilindros 1.0 de 75 cv com 9,9 kgfm de torque. Quem gosta de ‘curtir’ câmbio manual vai gostar: é preciso trabalhar bastante com a alavanca para extrair um comportamento mais ágil do carrinho. É difícil se entusiasmar com esse aspecto.

    A suspensão foi elevada e o Trekking tem 17 cm de altura livre do solo. Tem quem goste de viajar mais alto, enxergando mais longe no trânsito urbano. De forma geral, isso não chega a afetar muito o comportamento nas curvas. No mais, a suspensão é confortável para uso normal.

    Em resumo, uma boa opção para quem quer um carro pequeno com visual diferenciado. Sem pretensões aventureiras nem atléticas.

    Publicado em 05/01/2022

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