Home > Autoavaliação > Mercedes GLA: opção a mais entre os compactos da marca
  • Autoavaliação
  • Mercedes GLA: opção a mais entre os compactos da marca
  • Segundo a fabricante, o GLA é um SUV. A classificação é discutível, mas o carro é bem interessante
  • Por Jorge Meditsch

    Um carro interessante, que deverá ajudar a Mercedes-Benz a ampliar suas vendas e conquistar novos clientes. Definido pela fabricante como um utilitário esportivo, o GLA poderia ser melhor classificado como uma perua – ou „station“, como preferem os profissionais de marketing. Não que isto lhe tire os méritos e a atratividade.

    Visualmente, o novo modelo, quarto da série de carros compactos da Mercedes, traz a dianteira característica da nova Classe A, com características bastante dinâmicas. A mesma linha é observada no perfil. Já a traseira tem um design onde domina a imponência: visto de trás, o GLA aparenta ter um porte muito maior do que o real.

    Internamente, o novo Mercedes também segue a linha adotada no hatch Classe A e no sedã CLA. Bom acabamento, como é de se esperar da marca, linhas razoavelmente limpas e muito bom gosto. Como nos outros dois modelos da linha A, a nota dissonante é a tela multifuncional protuberante no painel, sobre o console central, que parece um acessório fora do projeto.

    Bancos confortáveis, painel de instrumentos bem resolvido e o volante multifuncional cumprem as expectativas. O posicionamento para o motorista é muito bom e, quem gosta de olhar de cima, pode elevar a altura do banco. O câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas é operado por uma pequena alavanca na coluna da direção, o que gera mais espaço na área entre o motorista e o passageiro.

    Rodando

    O GLA é agradável de dirigir, principalmente em percursos urbanos. O motor turbo 1,6 litro tem 156 cv e bom torque em baixa rotação e sua eficiência é potencializada pela rápida e bem escalonada transmissão de dupla embreagem. As marchas inferiores são bem curtas e mal o carro arranca já está utilizando a terceira ou quarta, para maior economia. As mais altas são bem longas, para reduzir o consumo em velocidades maiores. Quem se acha mais inteligente que o computador que comanda o câmbio pode trocar as marchas a seu critério, usando as borboletas no volante.

    Na estrada, o carro anda bem, mas seria ainda melhor se contasse com alguma potência a mais. O motor, já bastante econômico, tem sistema stop-start, que reduz impressionantemente o consumo de combustível nas grandes cidades. A direção e suspensão são impecáveis, tornando a condução fácil e agradável. Falando em suspensão, este é um ponto em que fica claro que o GLA não tem vocação off-road, apesar da Mercedes afirmar que é seu quinto SUV: com menos de 14 cm de distância livre do solo, ele não está apto a enfrentar terrenos muito desafiadores, com valetas e facões.

    Nosso contato com o carro incluiu um pequeno trecho de terra, no perímetro do terreno onde será construída a nova fábrica da Mercedes, em Iracemápolis, interior de São Paulo. Foi divertido experimentar o carro na terra, mas felizmente a estradinha era bem compactada e, afora algumas ondulações que permitiam uma sensação de decolagem, não apresentava obstáculos de qualquer natureza.

    Versões e preços

    O GLA chega ao Brasil em três versões iniciais: GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition, que diferem pelo equipamento disponível. Todas elas, porém, contam com o sistema de estacionamento automático Active Parking Assist, que permite estacionar em vagas paralelas ou perpendiculares.

    As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition tem teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado (as do Advance são de 17 polegadas). O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial tem as rodas de liga leve e os retrovisores pretos, além de pedais em alumínio com cravos de borracha.

    A chegada às concessionárias está prevista para outubro e os preços são os seguintes:

    GLA 200 Advance – R$ 132.900,00

    GLA 200 Vision – R$ 149.900,00

    GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00

    Especificações técnicas

    GLA 200 Advance GLA 200 Vision

    Cilindrada (cm³)

    O motor 1.6 turbo tem 156 cv e prima pela eficiência. A economia é potencializada pelo câmbio automático de sete marchas e pelo sistema stop-start, extremamente eficaz no anda-e-para das grandes cidades

    1.596

    Potência (cv/rpm)

    156 / 5.300

    Torque máx. (Nm/rpm)

    250 / 1.250 - 4000

    Aceleração 0-100 km/h (s)

    8,8

    Velocidade máxima (km/h)

    215*

    Peso (kg)

    1.435

    1.4351.435

    Pneus

    235 / 50 R18

    Capacidade do porta-malas (L)

    421

    Tanque de combustível (L)

    50/6

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    4.417

    2.022

    1.494

    * limitada eletronicamente

    Publicado em 22/09/2014

    Galeria Relacionada 21/09/2014 - Mercedes GLA

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados