Home > Autoavaliação > Kia Soul ganha nova geração e é promovido a premium
  • Autoavaliação
  • Kia Soul ganha nova geração e é promovido a premium
  • Apesar de compacto, o Soul é um carro com identidade forte. Sua principal qualidade é o amplo espaço interno: mesmo atrás, ele leva adultos com bastante conforto
  • Por Jorge Meditsch

    O Kia Soul – “alma” em inglês – é uma interessante proposta de carro urbano, caracterizada pela carroceria alta e ampla e pelo estilo exterior com um toque de dinamismo não muito comum a esse tipo de automóvel.

    Introduzido no mercado com a alcunha de “carro design”, o Soul chega agora à sua segunda geração. Ganhou nova plataforma, um pouco maior e mais rígida, e algumas mudanças estilísticas que não roubaram sua forte identidade visual.

    A novidade maior, aqui no mercado brasileiro, é o reposicionamento do carro, que passa a aspirar uma posição no segmento premium. As duas versões agora oferecidas, EX 257 e EX 258 – a segunda com teto solar panorâmico – custam, respectivamente, R$ 88.900 e R$ 92.900.

    Com cara de um “genérico” do Range Rover Evoque, o novo Kia Soul mudou um pouco em relação à geração anterior. A entrada de ar no capô é falsa, serve apenas como elemento estético. A tomada de ar real fica abaixo. Mudou também o formato dos faróis (mais longos). As maçanetas e espelhos externos têm detalhes na cor da carroceria. Na versão sem teto solar, o carro é oferecido com pintura tipo saia-e-blusa, com o teto diferenciado do restante da carroceria.

    Mais requinte e equipamento

    Para justificar o novo status, o Soul ganhou um acabamento interno mais requintado, que começa pelos bancos e outros detalhes em couro com costuras pespontadas. O espaço da cabine é bastante amplo, garantindo conforto até mesmo para passageiros adultos tamanho GG no banco de trás. O porta-malas tem um total de 680 litros e oferece uma interessante divisão horizontal, com um compartimento escondido sob o assoalho bastante útil.

    O torque do motor 1,6 litro só se manifesta em rotações altas. Isto limita o desempenho nas arrancadas de retomadas de velocidade

    A gama de equipamentos do carro é vasta, incluindo ar-condicionado digital com ionizador, chave “Smart Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme, partida do motor por botão, iluminação no porta-malas com Led; luz interna com temporizador e efeito “fade out”, porta-luvas climatizado e faróis de neblina, entre outros. Também vem com rádio MP3 player, com tela sensível ao toque TFT LCD de 4,3 polegadas e sistema “My Music” com espaço para armazenamento de músicas - com controle no volante, entrada auxiliar, iPod/USB, quatro alto-falantes e dois tweeters.

    O volante e a alavanca do câmbio são revestidos em couro, os espelhos retrovisores possuem aquecimento, além de regulagem elétrica, de série para todas as versões e bluetooth hands-free para celular. As rodas são de liga leve aro 18’’, com pneus 235/45 R18.

    Andando

    Nossa experiência de rodagem com o novo Soul aconteceu, na maior parte, em rodovias, o que a limitou um pouco. Levando quatro adultos, o carro não chega a dar um show nas arrancadas e retomadas, mas também não decepciona. O motor 1,6 litro flex tem potência máxima de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000 rpm, usando álcool. Com gasolina, chega a 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,0 kgm a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca sequencial pela alavanca.

    Com o torque se manifestando apenas em alta rotação, o Soul exige bastante trabalho do câmbio para deslanchar. A caixa automática é suave na operação, mas não prima pela rapidez. A rodagem é relativamente silenciosa e confortável.

    Basicamente, o Soul se presta bem para o uso na cidade, para casais ou famílias pequenas. Nesse território, ele mostra seus predicados: boa manobrabilidade e conforto para todos os ocupantes. Em viagens maiores, entretanto, apesar do espaço para os passageiros e muita bagagem, o desempenho é limitado pelo motor. A Kia passou a designa-lo como um crossover urbano, o que é um certo exagero. Verdade que o termo crossover permite as mais diversas interpretações...

    Segurança

    O Kia Soul traz airbags frontais para o motorista e o passageiro, além de laterais e de cortina; cintos de segurança de 3 pontos para todos os assentos; dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura; desembaçador no vidro traseiro temporizado. Também tem câmera de ré com visor no display do rádio e freios com ABS e EBD.

    Publicado em 01/09/2014

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados