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  • Saveiro ganha cabine dupla para brigar com a Strada
  • A picape compacta da Volkswagen tem várias virtudes, mas não dispunha de uma versão com cabine dupla como a Strada, líder do segmento
  • Por Jorge Meditsch

    Líder de mercado na área dos compactos, com o Gol, nos últimos tempos a Volkswagen teve sua tranquilidade abalada com a chegada de novos concorrentes no segmento. O veterano hatch continua na ponta do ranking, mas agora com um bando de seguidores a lhe tomar clientes. Por outro lado, entre as picapes médias, a Fiat tem se mantido como rainha absoluta, com a Strada levando cerca da metade das vendas da categoria.

    Bem, a VW resolveu reagir, lançando uma nova versão de sua Saveiro, com cabine dupla. Era o modelo que faltava para poder competir de igual para igual com a Fiat. A Saveiro já havia conquistado a liderança entre as picapes compactas na versão cabine simples e, agora, parte para a briga com a nova opção.

    Com a nova estreia, a linha Saveiro passa a contar com sete configurações nas opções com cabine simples, cabine estendida e cabine dupla. A linha 2015 da picape traz as versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). Esta última traz o novo motor 1.6l MSI, com 120 cv (álcool). O restante da linha mantém o antigo 1.6, com 104 cv.

    O desafio de criar uma cabine capaz de levar passageiros adultos na parte traseira exigiu um exercício de criatividade dos designers da VW. Para abrir espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro, o teto da cabine foi elevado quatro centímetros. A mudança, porém, foi sutilmente disfarçada: a elevação ocorre alguns centímetros para dentro das laterais e fica oculta pelos racks do teto. Esteticamente, ficou bem resolvida.

    A fábrica proclama ter criado espaço para carregar mais três adultos na parte de trás. Na realidade, dá para duas pessoas andarem no banco traseiro com relativo conforto – o passageiro do meio fica muito apertado. Mas, se a intenção for usar a Saveiro como carro de família, três crianças viajam muito bem no novo espaço. O banco de trás é cerca de 10 cm mais alto que os dianteiros e traz, na parte de baixo, um compartimento para ferramentas. Os passageiros contam, também, com janelas laterais basculantes, para maior ventilação.

    O acesso à parte de trás é feito pelas portas normais, que são bastante largas. Para pessoas normais, não requer grande esforço. A caçamba, é claro, diminuiu. Ela tem 1.106 mm de comprimento e pode levar até 580 litros até a altura da borda. Como o estepe fica pendurado sob a carroceria, todo o espaço é aproveitável.

    Equipamentos

    A VW Saveiro tem freios a disco nas quatro rodas em todas as versões, com as funções associadas ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). A versão Trendline Cabine Dupla também traz de série o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos escorregadios quando o motorista libera rapidamente o acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

    Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

    O pacote de equipamentos da Saveiro Cross CD é extenso, com recursos importantes de segurança e assistência à direção

    A Saveiro Trendline Cabine Dupla sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Já a Highline agrega tambémar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê e volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), além do Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System), que mostra na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui.

    Opcionalmente, a Saveiro Highline Cabine Dupla pode ser equipada com uma nova roda de liga leve de 15” (pneus 205/60 R15) – exclusiva desta versão na Saveiro.

    Tanto a versão Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6l MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas (duas válvulas por cilindro) e potência máxima de 101 cv (74 kW), com gasolina, e 104 cv (76 kW), com etanol. O torque máximo é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, a 2.500 rpm.

    Saveiro Cross

    A Saveiro Cross já era um sucesso de vendas, com participação de mais de 30 por cento no mix da picape da VW. A marca espera ampliar ainda mais o interesse nela com a cabine dupla.

    Bem mais equipada, além dos detalhes visuais aventureiros de praxe, a Saveiro Cross Cabine Dupla traz todos os itens da Highline e mais volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. Também inclui capota marítima, santantônio diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

    Os freios da Cross são a disco nas quatro rodas, com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Também de série é o importante sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC), que evita, até certo ponto, barbeiragens ao longo das curvas, mantendo automaticamente o carro na trajetória. Também tem freios ABS com função off-road como os que equipam a irmã maior Amarok.

    Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

    O sistema ASR, de controle de tração, auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização. Já o EDS, bloqueio eletrônico do diferencial, pode acionar o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a oposta, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema funciona automaticamente, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel uma vantagem sobre o bloqueio manual de diferencial oferecido pela Fiat. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h, enquanto o da rival é desligado acima de 30 km/h.

    Preços básicos:

    Saveiro cabine dupla Trendline – R$ 47.490,00

    Saveiro cabine dupla Highline – R$ 52.720,00

    Saveiro cabine dupla Cross – R$ 59.990,00

    Publicado em 23/08/2014

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