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  • O Classe C é o modelo mais vendido pela Mercedes-Benz em todo o mundo. Sua nova geração traz mudanças profundas e importantes
  • Por Jorge Meditsch

    Mudou quase tudo. A Mercedes-Benz criou um carro totalmente novo para substituir a última geração de seu best-seller mundial, o Classe C. O modelo mais popular da marca de elite ficou um pouco maior, perdeu peso e ganhou força e tecnologia. Uma aposta no sucesso que, aparentemente, deverá dar certo.

    No Brasil, o novo Classe C chega em pacotes fechados, em quatro versões: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.

    O cresceu 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm), 95 milímetros nio comprimento (4.686 mm) e 40 milímetros na largura (1.810 mm). Com isso, aumentou o espaço interno, principalmente para os passageiros de trás.

    Design

    As versões trazidas para o Brasil têm a dianteira mais esportiva, com uma grande estrela no centro da grade (no exterior, há a opção de uma grade lisa, com a estrela sobre o capô). Os faróis são de LEDs.

    Interior

    Materiais de alta classe e toque agradável e precisão nos detalhes caracterizam o interior – padrão normal para a marca. O motorista e o passageiro da frente contam com muito espaço e alto luxo, com estilo moderno. Muitos dos detalhes internos foram importados dos modelos das classes superiores E e S.

    Um grande painel em uma única peça do console central se estende das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço. Um toque um pouco dissonante está no display central, com uma tela de 7 polegadas (8,4 polegadas no C 250 sport), que parece um acessório não original alí implantado.

    O touchpad no túnel central permite operar todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos.

    Construção

    A nova carroceria do Classe C tem construção híbrida, mesclando aço e alumínio. Com isso, dependendo da versão, o peso total diminuiu até 60 quilos, levando a uma diminuição do consumo de combustível de até 20% sem perda de desempenho e, ao mesmo tempo, a um centro de gravidade mais baixo.

    A Mercedes-Benz conseguiu reduzir o peso por meio de várias medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma proporção de alumínio alta para um veículo produzido em larga escala. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%.

    O compartimento de passageiros é uma célula de alta resistência, rodeada por zonas de deformação. A cobertura externa, feita quase completamente de alumínio, cria uma concha protetora para a carroceria.

    Aerodinâmica e silêncio

    O arrasto aerodinâmico é extremamente importante para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Além disso, o ruído causado pelo vento, que já era muito baixo na geração anterior do Classe C, foi reduzido ainda mais. Os especialistas conseguiram reduzir o ruído do ventilador interno, dos vidros elétricos, das funções de ajuste dos bancos e muitos outros sons gerados na atuação e operação dos sistemas do automóvel.

    Motores a gasolina

    Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C que chegam ao Brasil utilizam muito da tecnologia dos V6s e V8s da marca. O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.

    A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida". Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em apenas um milésimo de segundo. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

    DADOS TÉCNICOS

    Modelo

    Cilindrada (cm³)

    Potência (cv)

    Torque

    (Nm)

    0-100 km/h

    (seg)

    C 180

    1.595

    156

    250

    8,5

    C 200

    1.991

    184

    300

    7,3

    C 250

    1.991

    O carro cresceu e ficou mais forte. Mesmo assim, está mais leve que a geração anterior

    211

    350

    6,6

    Start/stop de série

    A função start/stop, de série em todas as versões, desliga o motor quando o veículo para, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.

    Transmissão

    A transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, foi aprimorada e traz um novo conversor de torque, com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado pelo sistema start/stop.

    Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral - curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).

    No modo M, seja automático ou fixo, o motorista recebe sugestões de mudanças de marchas no display funcional do painel de instrumentos, para maior eficiência na condução.

    Suspensão

    A suspensão dianteira agora tem quatro braços, oferecendo mais aderência nas curvas. Ela reage de forma mais sensível aos movimentos do volante. A suspensão independente traseira tem cinco braços.

    Menores distâncias de frenagem

    As versões C 180 e C 200 usam pinças flutuantes com pistão único, enquanto a C 250 utiliza pinças com quatro pistões. O Classe C possui o sistema ADAPTATIVE BRAKE (freios adaptativos) que inclui:

    • Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives;
    • função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado;
    • função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário;
    • função de pré-carga, que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o condutor tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o automóvel em emergências.

    Outra função importante é a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade. As luzes de freios adaptativas, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência.

    Direção

    Todos os modelos da família Classe C passaram a contar com direção eletromecânica de série. Ela se caracteriza pela assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento.

    Entre os sistemas de assistência à condução, destaca-se o Active Park Assist (disponível a partir da C 200), que estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante.

    Dois outros sistemas de segurança são muito importantes: o Attention Assist, que alerta o motorista caso verifique falta de atenção ou sonolência em velocidades entre 60 e 200 km/h, e o monitoramento da pressão dos pneus, que avisa quando houver queda na calibragem por meio do display do painel de instrumentos. O detector de fadiga também sugere paradas para descanso a intervalos determinados em viagens longas.

    Comportamento programável

    O sistema Agility Select permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, escolhendo entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de resposta do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.

    O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.

    Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme seu gosto pessoal.

    Informação e entretenimento

    Uma geração de multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no Classe C, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que apresentam todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente. O novo Classe C também está equipado com o sistema Frontbass, que utiliza o espaço existente dentro da travessa transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os woofers.

    Para acesso à internet e outras fontes de dados, basta um celular com conexão Bluetooth. É possível navegar na rede sem restrições sempre que o veículo estiver parado. A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita através de Bluetooth, de um iPod ou iPhone, com cartões SD, pendrives ou CD e DVD. Outra novidade é o manual do automóvel em formato digital, para consulta rápida na tela.

    Versões e equipamentos

    O C 180 é oferecido em duas versões de acabamento, Avantgarde – mais esportiva com materiais cromados e acabamento na cor preta high gloss – e Exclusive, com acabamento elegante em madeira e ar requintado. O preço é único para as duas versões: R$ 138.900,00.

    O C 200 custa R$ 154.900,00 e é oferecido na versão Avantgarde, com rodas de liga leve de 17 polegadas com design especial e detalhes adicionais, como teto solar elétrico, Active Park Assist, banco do motorista com controles elétricos e espelhos externos com rebatimento automático.

    Mais esportivo, o C 250 Sport chega por R$ 189.900,00, com o acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System). O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.

    Publicado em 18/08/2014

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