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  • Peugeot 3008 - cara nova e a versatilidade de sempre
  • O 3008 é difícil de enquadrar numa categoria específica de veículos. Isto não é um defeito, mas resultado de uma concepção de uso extremamente versátil
  • Por Jorge Meditsch

    O Peugeot 3008, lançado no Brasil em 2011, passou por uma reciclagem visual e, em sua versão 2015, traz uma dianteira redesenhada. A grade e os faróis auxiliares agora têm molduras cromadas e a grande mudança ocorreu nos faróis, cujo formato foi modificado. Eles são cercados por uma área cromada e trazem conjugadas luzes de circulação diurna em LEDs. Outra mudança foi no logo do leão, símbolo da marca, que perdeu a moldura.

    Na parte traseira, a novidade são as novas lanternas em LEDs vermelho-escuro, com três “garras” que se projetam nas laterais. A versão importada para o Brasil tem rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.

    A Peugeot define o 3008 como um crossover, mistura de utilitário esportivo com carro de passeio. Na realidade o modelo tem uma personalidade um tanto indefinida, que pode ser interpretada, ao gosto do observador, como minivan, multiuso, hatch ou até SUV. No fundo, isso não importa – o importante é que o usuário encontre nele o que procura.

    Internamente, o que mais impressiona é o gigantesco teto de vidro, que permite uma visão panorâmica de todo o entorno do veículo e cria uma grande luminosidade interna. Tetos assim são sofisticados e até bonitos, mas trazem como contrapartida uma perda no isolamento térmico que acaba se refletindo no consumo. Mesmo com a “cortina” fechada, ele deixa passar calor e o ar-condicionado tem que trabalhar bastante para manter a temperatura suportável em dias de sol.

    Houve mudanças visuais na dianteira e traseira do carro. Em essência, porém, ele continua o mesmo

    O motorista do 3008 fica em posição elevada e os comandos e mostradores são bem posicionados. Um destaque do carro é a projeção da velocidade num visor transparente à altura dos olhos do condutor, bastante funcional, que dá ao interior do carro um ar hightech. O freio de estacionamento tem comando elétrico, um botão que fica no console central. O ar-condicionado pode ser regulado diferentemente pelo motorista e pelo passageiro da frente e tem saída para o banco de trás.

    Nosso teste com o 3008 ocorreu basicamente em rodovias. O motor 1.6 turbo com injeção direta, que tem 165 cv, se mostrou satisfatório, embora longe de dar ao carro um comportamento vivaz. O torque de 24,5 kgfm é bem utilizado pelo câmbio automático de seis marchas, de comportamento suave e razoavelmente rápido. A transmissão conta, além do conversor de torque, com uma embreagem que evita o deslizamento e, nas reduções, cria um efeito de freio motor, para maior economia de gasolina.

    A direção transmite confiança e um ponto alto do carro é o bom isolamento acústico. A suspensão trabalha com eficiência e não permite que o carro incline demais nas curvas, apesar de ser um tanto alto. Sem ser demasiado rígida, filtra bem as muitas irregularidades de nossas pistas.

    Uma particularidade do carro é o bagageiro, que conta com um piso que pode ser ajustado em três níveis, adaptando-se às necessidades do momento. Outro detalhe útil é a abertura da parte inferior da tampa do porta-malas, que fica nivelada ao assoalho do compartimento, facilitando o manuseio da bagagem.

    O Peugeot 3008 2015 é oferecido numa única versão, a Griffe THP. O preço parte de R$ 99.900,00.

    Publicado em 26/05/2014

    divulgação -


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