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  • Volvo XC60 D5: a eficiência do diesel com um truque na manga
  • O novo motor diesel da Volvo usa um truque para aumentar a agilidade das respostas ao acelerador: ele armazena vento...
  • Por Jorge Meditsch

    O motor diesel pode estar com dias contados, especialmente na Europa, onde as crescentes exigências sobre emissões e consumo estão empurrando a indústria automotiva rapidamente para a propulsão elétrica. Nem por isso a Volvo deixou de apresentar no Brasil a mais nova versão do utilitário esportivo XC 60 movida a óleo. Uma opção para quem quer aliar as qualidades já conhecidas do modelo com a economia e durabilidade do motor diesel.

    Os motores diesel de ponta não lembram nada seus vibrantes (no mau sentido) antepassados. Além de funcionarem com suavidade, eles têm uma agilidade comparável à maioria dos motores a gasolina. No caso do Volvo XC60 D5, trata-se de um biturbo compacto, com 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de é 235 hp e o torque máximo, 480 Nm, disponíveis entre 1.750 e 2.250 rpm. Isso é 37% mais do que oferece o motor T5 a gasolina, com 350 Nm.

    O XC60 diesel vai da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h. Isso é bom, mas a maior qualidade do novo motor é a pronta resposta ao acelerador, proporcionada por uma solução tecnológica bastante simples: trata-se do sistema PowerPulse, que usa um pequeno compressor elétrico para comprimis o ar e armazená-lo num depósito. Quando o motor é acelerado abaixo de 2.000 rpm, em primeira ou segunda marcha, o ar desse ‘tanquinho’ é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbocompressor. Isso provoca uma reação bem mais instantânea do motor.

    O ar do depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador. Um verdadeiro ovo de Colombo. Como é que ninguém pensou nisso antes?

    Na estrada

    Complementando o motor, o XC 60 D5 conta com uma transmissão automática Geartronic de oito velocidades. Deu para experimentar o conjunto numa breve viagem de teste entre Porto Alegre e a cidade de Osório, no litoral do Rio Grande do Sul. Na verdade, o trajeto, por autoestrada, inclui principalmente grandes retas e poucas e amplas curvas – andamos quase todo o tempo em velocidade constante.

    Por coincidência – ou não – a metade do trajeto deu-se num parque eólico, onde, ao contrário do que ocorre no carro da Volvo, ainda não inventaram um jeito de armazenar vento...

    Por dentro e por fora

    O XC 60 diesel não traz novidades em relação aos modelos já ofertados no mercado brasileiro. O SUV tem design relativamente marcante e não desaparece facilmente entre a manada de grandões que circula pelas cidades.

    Interiormente, uma característica do modelo é a grande tela no console central que, diferentemente do que ocorre na concorrência, tem orientação vertical. Esse posicionamento é bem interessante quando se lida com os maapas de navegação, proporcionando uma visão mais intuitiva e abrangente do que nas telas normais, horizontais.

    Segurança Volvo

    A obsessão pela segurança sempre foi uma marca registrada da Volvo, desde a década de 1960. O XC60 D5 é equipado com o sistema City Safety, que inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O sistema City Safety tenta evitar colisões contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte.

    Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo.

    Também há o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que mantém a velocidade e a determinada em relação ao carro da frente e a direção semiautônoma (Pilot Assist), que atua até 130 km/h. Experimentamos esse recurso na estrada e ele funciona, mantendo o carro entre as marcas pintadas no chão. Só que, apesar de cumprir seu papel, o sistema não matinha o carro numa trajetória precisa: oscilava até próximo da sinalização, ia para o outro lado e voltava, continuamente. Um comportamento um tanto incômodo, mas nada que comprometa o conjunto da obra.

    Versões e preços - O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950.

    Publicado em 01/10/2018

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