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  • A picape média da Volkswagen ganha uma versão do motor usado no Audi Q7 e reforça sua posição de carro de status
  • Por Jorge Meditsch

    Símbolo de status, a picape Amarok da Volkswagen ganha uma nova versão, equipada com motor turbodiesel V6 de 225 cv. Assume, assim, a posição de picape média mais potente do mercado nacional.

    A Amarok V6 Highline é a versão de topo da picape média da Volkswagen. Super equipada, dispõe de um único opcional: rodas de liga leve com 19 polegadas – as de série medem 18 polegadas. O preço sugerido é R$ 184.990, nada baixo, mas que não inibe o nicho de compradores desse tipo de veículo: as 450 unidades colocadas à venda online antes do lançamento nas concessionárias foram vendidas em 24 horas.

    A grande atração do lançamento é o motor diesel de três litros, fabricado na Alemanha. Ele é o mesmo usado pela Audi no utilitário esportivo Q7, mas para uso na Amarok teve a potência diminuída para 225 cv. Mais importante que a cavalaria é o torque, de 550 Nm, disponível já a 1.500 rpm. É ele que garante o excelente desempenho fora da estrada e as arrancadas capazes de rivalizar com carros muito mais leves.

    Pise no acelerador e a picape dispara de forma impressionante, atingindo 100 km/h em 8 segundos. Para isso, a Amarok conta com um recurso extra: 20 cv adicionais, disponíveis por até 10 segundos, que brotam a partir da pressão no acelerador. Na apresentação, a VW vez questão de colocar a V6 lado a lado com as concorrentes numa prova de arrancada, em pista de terra. Confrontada com a Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10, venceu todas.

    O desempenho off-road da nova Amarok continua excelente, mas a grande atração agora é a arrancada: 0 a 100 km/h em 8 segundos.

    Tração integral inteligente

    A velocidade máxima declarada é de 190 km/h, mais do que necessário para esse tipo de carro. O desempenho é auxiliado pelo câmbio automático de oito velocidades, com a primeira marcha super reduzida e as marchas de topo desmultiplicadas para maior economia. Ele é o mesmo da versão quatro cilindros, mas foi adaptado à maior potência. A tração é integral permanente, que varia a força destinada a cada eixo de acordo com as condições da pista e a solicitação do motorista.

    Desde seu lançamento, com o motor de quatro cilindros, a Amarok sempre teve um excelente desempenho em terrenos difíceis, surpreendendo ao superar obstáculos e situações complicadas sem necessidade de pneus especiais para fora de estrada. Com o motor V6, ela mantém essas características, com a vantagem de contar com mais força, possibilitando rodar nessas condições com maior carga.

    Vocação: luxo

    Com todas essas vantagens, a maior parte das Amaroks V6 deverá ser usada no asfalto, seja em viagens, seja na cidade. Por isso, o aspecto luxo é importante. Confortável e fácil de dirigir como um automóvel, a picape traz novos bancos, com detalhes em couro e maior apoio lateral. Os dianteiros têm 12 ajustes elétricos. O ar-condicionado tem controle eletrônico e duas zonas independentes e o sistema de informação e entretenimento Discover Media conta com tela sensível ao toque de 6,33 polegadas. Não faltam, também, sistema de navegação e indicadores off-road (bússola, inclinação lateral e altímetro).

    A Amarok V6 é a sétima versão da picape. A linha começa pelas “trabalhadoras” tipo S (com cabine simples ou dupla), com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv e câmbio manual de seis marchas. Com motor também 2.0, mas com dois turbos e 180 cv, as opções Trendline e Highline têm transmissão automática de oito velocidades, enquanto a SE, intermediária, oferece também a opção manual.

    Publicado em 16/03/2018

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