Home > Autoavaliação > T40, o terceiro SUV da JAC.
  • Autoavaliação
  • T40, o terceiro SUV da JAC.
  • Com o lançamento do SUV compacto T40, a JAC tenta se firmar e ganhar mais espaço na faixa de mercado que mais cresceu no Brasil nos últimos dois anos.
  • Por Claudio Larangeira

    T40, o terceiro SUV da JAC.

    Com o lançamento do SUV compacto T40, a JAC tenta se firmar e ganhar mais espaço na faixa de mercado que mais cresceu no Brasil nos últimos dois anos. Essa fatia do mercado já está em torno de 25% dos carros vendidos no país. O projeto do T40 começou em 2011, quando um grupo de engenheiros brasileiros apresentou à JAC Italy Design Center, em Turim, na Itália, como seria o estilo de um carro que agradaria ao nosso consumidor. Esse modelo, seria o primeiro carro a ser fabricado na fábrica na Bahia. Com as mudanças nas leis de importação, a crise do mercado automobilístico e a desistência do parceiro chinês, os planos foram mudados.O T40 acabou sendo lançado inicialmente na China, com o nome de S2 e agora importado para o Brasil. São planos de ser fabricado em Camaçari, a partir de 2019.

    Com design bastante moderno, desenvolvido na Itália, o T40 tem, por sua largura de 1,75m, maior que os concorrentes e altura do solo de 18 cm, uma aparência robusta e agressiva. A grade dianteira cromada, traz o novo logo da marca, onde o oval perdeu a estrela de cinco pontas e recebeu as letras JAC. O modelo apresenta bastante cromados, principalmente na dianteira e laterais, mas ficou bastante equilibrado na cor laranja metálico, apresentado à imprensa. Como opcional, (R$1.900,00) o teto pode ser na cor preta. O conjunto mecânico é o mesmo 1.5 16V VVT JetFlex e câmbio manual, o mesmo que equipa o T5 e o J3.Uma opção com transmissão automática CVT estará disponível no início de 2018, talvez com um motor 1.6.

    O interior está bem cuidado, com o painel em couro sintético e os plásticos bem acabados. O pequeno painel digital, entre o velocímetro e o conta-giros, tem leitura bastante difícil, principalmente quando recebe reflexo do sol. Os bancos dianteiros são confortáveis e tem apoios laterais, tipo concha.

    No teste drive da apresentação para jornalistas, por estradas do interior paulista, com quatro pessoas por carro, destaque para o baixo ruído interno e boa dirigibilidade em estradas de terra e pedras.

    Com todos os opcionais de serie e um preço bastante competitivo, comparado aos seus concorrentes, o novo SUV da JAC Motors custa R$ 56.990,00 (Pack 2) e R$58.990 (Pack 3)

    O modelo do Pack 3, é o primeiro carro brasileiro a ter uma câmera frontal. O JAC Connect Front Camera em conjunto com o aplicativo JAC View, podem registrar filmes e áudio de todos os percursos do carro.

    Ficha técnica

    Itens

    Modelo

    JAC T40

    Versão

    1.5 VVT 16V JetFlex

    Dimensões

    Comp./ Larg. / Alt.(mm)

    4.135 × 1.750 × 1.568

    Entre eixos (mm)

    2.490

    Peso em ordem de marcha (kg)

    1.155

    Capacidade do porta-malas (L)

    450

    Capacidade do tanque de combustível (l)

    42

    Motorização

    Tipo de motor

    4 cilindros em linha

    Deslocamento volumétrico (cm3)

    1.499

    Diâmetro (mm)

    75

    Curso (mm)

    84,8

    Comando de válvulas

    DOHC 16V VVT

    Potência Máxima (cv/rpm)

    125/6.000 (Gasolina) 127/6.000 (Etanol)

    Torque Máximo (Nm/rpm)

    152/4.000 (Gasolina) 154/4.000 (Etanol)

    Taxa de compressão

    10:1

    Transmissão

    Manual, com 5 marchas

    1ª: 3,769

    2ª 2,053

    3ª 1,393

    4ª 1,031

    5ª 0,778

    Ré 3,25

    Diferencial 4,056

    Suspensões

    Dianteira

    Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora

    Traseira

    Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora

    Freios

    Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

    Rodas

    Pneus

    205/55 R16

    Rodas

    Em liga de alumínio 16"

    Performance

    Velocidade máxima

    191 km/h

    Aceleração de 0 a 100 km/h

    9,8 segundos

    Publicado em 28/08/2017

    Claudio Larangeira -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados