Home > Autoavaliação > Kicks nacional: mais versões
  • Autoavaliação
  • Kicks nacional: mais versões
  • Antes vindo do México, o Nissan Kicks passa a ser produzido na fábrica da marca japonesa em Resende, RJ. Sem grandes mudanças, o Kicks brasileiro é oferecido em várias versões
  • Por Jorge Meditsch

    Cerca de um ano após seu lançamento, que coincidiu com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Nissan Kicks passa a ser fabricado no Brasil. Com a nacionalização, o utilitário esportivo compacto até agora importado do México em versão única passa a contar com uma linha mais ampla – cinco modelos – com a novidade do oferecimento de câmbio manual na versão de entrada SMT.

    O Kicks feito em Resende, no estado do Rio de Janeiro, não apresenta mudanças externas significativas. Basicamente, as novidades ficam nas maçanetas cromadas e diferentes opções de rodas, conforme as versões. Também há novas cores disponíveis, com destaque para o vermelho Malbec e combinações em dois tons: prata com teto preto, branco com teto preto e cinza “Rust” com teto preto e preto com teto cinza “Grafiti”.

    Mecanicamente, o carro continua utilizando o motor HR 16 com 1,6 litro e modestos 114 cv, com torque de 15,5 kgm. Com ele, evidentemente, o desempenho não é dos mais atléticos, mas com o uso inteligente do câmbio manual ou o auxílio da caixa automática de variação contínua o Kicks cumpre bem seu papel de veículo essencialmente urbano.

    A pedido de insistentes ‘especialistas’, que não gostam de câmbios tipo CVT por não sentirem trocas de marchas, a Nissan incorporou ao comando eletrônico da transmissão pequenos trancos, caso o usuário pise com força no acelerador. Afinal, o cliente sempre tem razão, mesmo sem tê-la. No uso normal, porém, o câmbio automático funciona segundo sua filosofia original, mudando continuamente a relação de transmissão e garantindo o melhor desempenho possível com o menor consumo de combustível.

    Rodando

    No teste realizado em parte na Via Dutra, deu para perceber que, a menos que severamente exigido, o câmbio não executa reduções radicais, daquelas que elevam subitamente a rotação do motor e provocam barulho excessivo. Na estrada e em pequeno trecho urbano, o Kicks se mostrou um carro eficiente dentro de sua proposta, com um desempenho satisfatório.

    A combinação do motor 1,6 litro com o câmbio de variação contínua garante um desempenho razoável para a proposta urbana do Kicks

    Também são boas a direção e a suspensão, que garantem uma boa dirigibilidade e, em especial, boa manobrabilidade devido ao diâmetro de giro reduzido. Na versão de topo, SL, o Kicks pode vir com um sistema de câmera e sensores 360º, que facilita bastante o trabalho do motorista na hora de estacionar mostrando, de forma esquemática, o entorno do carro. Também reservados às versões mais nobres estão o sistema estabilizador da carroceria e o monitor de pontos cegos, alerta de colisão e assistente de frenagem.

    Versões e Preços

    A versão de entrada da linha Kicks é a SMT, oferecida apenas com câmbio manual. Ela traz de série o ar-condicionado, acabamento de tecido nos bancos; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros, rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth™ para conexão de telefones celulares, retrovisores na cor da carroceria com regulagem elétrica, maçanetas internas das portas cromadas e externas na cor da carroceria, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, direção com assistência elétrica e volante com comandos do computador de bordo, telefone e rádio. As rodas são de aço de 16 polegadas e calotas. Tudo isso por R$ 70.500. Opcionalmente é oferecido o pacote de segurança, com os controles de tração e estabilidade (VDC) e o sistema inteligente de partida em rampa (HSA), por R$ 1.200 extras.

    O Kicks S CVT custa R$ 79.200 e, junto com os itens de série do S manual com o “Pack Safety”, traz rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.

    A versão SV, equipada exclusivamente com câmbio CVT custa R$ 85.600 e conta com os equipamentos da versão S CVT mais a câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio, chave inteligente presencial com partida do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED, rodas de liga leve aro 17, sensores de estacionamento, sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas integrada ao rádio. Também tem controles de tração e estabilidade (VDC) com sistema inteligente de partida em rampa (HSA). O “Pack Plus” opcional inclui acabamento de couro nos bancos e airbags laterais e de cortina por mais R$ 3.000.

    A versão de topo SL ganhou maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan “Multi-App”, retrovisores com rebatimento elétrico automático e quatro novas combinações de pintura externa “2-Tone”, além da conhecida cinza com teto laranja.

    O Kicks SL conta também com Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), além do acabamento de couro nos bancos; acendimento automático dos faróis, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado automático digital, Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (MOD) e painel de instrumentos TFT. O preço sugerido é de R$ 94.900. O alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB) faz parte do pacote opcional “Pack Tech”, que inclui ainda os faróis dianteiros com assinatura de LED e custa R$ 2.400.

    Publicado em 13/07/2017

    Galeria Relacionada 13/07/2017 - Kicks brasileiro

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados