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  • Peugeot 3008: tudo novo
  • A nova geração do Peugeot 3008 deu um grande passo em relação ao modelo anterior. Para começar, o carro é bem mais próximo de um SUV de verdade. E bem mais bonito
  • Por Jorge Meditsch

    Mais que uma evolução, o novo Peugeot 3008 subiu um degrau relação ao modelo anterior. O veículo agora tem formas mais definidas, o capô se alongou em relação ao nariz achatado do antigo crossover e as linhas são mais limpas e dinâmicas. Os designers da marca francesa, porém, não caíram na armadilha das formas musculosas que dominam boa parte da categoria: o novo 3008 tem a imponência esperada de um utilitário esportivo, mas sem esteroides.

    Discretos e esguios também são os faróis dianteiros. Há uma nova grade, que deverá se tornar padrão da marca e uma linha de LEDs marcando as luzes de condução diurna. Na traseira, o destaque são as lanternas: três traços inclinados de cada lado, posicionadas na linha de cintura, bem alto, combinando minimalismo com visibilidade. Vais ser fácil identificar o 3008 à noite.

    Interior

    Se é inovador por fora, por dentro o 3008 surpreende. A Peugeot caprichou no projeto e no acabamento. O painel, dominado ao centro por uma ampla tela de toque colorida, tem à esquerda o conjunto de mostradores digital, batizado de i-Cockpit 2.0, que permite que o motorista opte entre várias configurações. O volante, com perfil achatado tanto em baixo como em cima, permite uma visão direta dos instrumentos.

    No console, destaca-se a alavanca que comanda o câmbio eletronicamente, que tem um formato diferenciado. Acima dela fica um teclado cromado que controla boa parte das funções do carro, com um visual retro-futurista. Toda essa área é claramente delimitada como domínio do condutor por um largo friso de alumínio que a separa do espaço do passageiro.

    No mais, há um amplo teto solar que pode ser aberto e confortáveis bancos com forração de couro. O do motorista tem comandos elétricos e os dois da frente vêm com um dispositivo massageador com cinco programas diferentes. No console, um nicho especial permite carregar o celular sem usar cabos, desde que seja de última geração, é claro. O telefone pode ser espelhado na tela central via USB ou Bluetooth.

    Importante para um SUV, o porta-malas tem bons 520 litros de capacidade inicial e pode ter o assoalho rebaixado ou elevado para facilitar o carregamento. Também permite a ampliação com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro.

    O motor turbo 1,6 litro com injeção direta casa bem com o câmbio automático de seis marchas e mostra força suficiente para levar os mais de 1.500 kg do carro

    Rodando

    A Peugeot escolheu um bom trajeto para mostrar aos jornalistas a eficiência do conjunto mecânico do 3008. O teste foi entre o Rio de Janeiro e a cidade serrana de Itaipava, numa estrada com fortes subidas e muitas curvas fechadas. O motor 1,6 litro turbo com injeção direta e 165 cv mostrou que tem força bastante para levar os mais de 1.500 kg do carro num ritmo bem dinâmico. Ele é ajudado pelo câmbio automático de seis marchas bem escalonado e razoavelmente rápido nas trocas.

    A direção é firme em alta velocidade e a suspensão também, embora seja inevitável uma certa inclinação da carroceria nas curvas feitas com mais entusiasmo. Afinal, o 3008 é um camionetão, não um sedã. O nível de ruídos é baixo e a rolagem bem confortável. É bom lembrar que, apesar de rotulado como SUV, o 3008 tem tração dianteira e nenhuma pretensão de uso off-road severo.

    Planos da marca

    A Peugeot quer que o lançamento do 3008 marque um novo momento para a marca no Brasil. Para isso, está ampliando sua rede de concessionários, já reformada pela mudança de comando: 60 novos grupos assumiram recentemente as lojas e oficinas em todo o país. Nos últimos dois anos, 28 novas revendas foram abertas e mais 10 serão inauguradas este ano.

    Junto com isso, há novos programas de assistência ao consumidor, aperfeiçoamento nos serviços (revisões que demorarem mais de 24 horas não serão cobradas, por exemplo). Uma frota de 1.000 carros reserva deve atender às necessidades de quem precisar deixar o carro na oficina por mais tempo e os novos compradores contarão, além da garantia, com serviço de guincho 24 horas por oito anos.

    Preço

    O sucesso do Peugeot 3008 na Europa pode atrapalhar um pouco suas vendas por aqui. Na França, o modelo tem até cinco meses de espera. A filial brasileira conta receber uma média de 250 unidades por mês até o final do ano. As primeiras cinquenta foram vendidas vias Internet em menos de duas horas – um prenúncio de bons negócios.

    Incialmente, o Peugeot 3008 será oferecido na versão única Griffe THP, por R$ 135.990. Um preço que, se mantido, vai incomodar bastante os potenciais concorrentes, entre eles o VW Tiguan, Hyundai New Tucson, Kia Sportage e afins.

    Publicado em 28/06/2017

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