Home > Autoavaliação > Novidade: o Novo up! continua novo
  • Autoavaliação
  • Novidade: o Novo up! continua novo
  • O adjetivo "novo" costuma ser usado em versões atualizadas de modelos que ficam velhos. Com o up! foi diferente: ele foi renovado na aparência, mas essencialmente, nunca envelheceu
  • Por Jorge Meditsch

    Quase sempre é assim: um carro vai ficando velho, a fábrica dá uma retocada na estética, maior ou menor, e ele é relançado com o adjetivo “novo” colado ao nome. Mas desta vez, é diferente: apesar de basicamente ser o mesmo up! lançado há alguns anos, o Novo up! se mantém essencialmente novo ante a concorrência e o mercado.

    A Volkswagen proclama o carro como “à frente do seu tempo”. Na realidade, ele é um dos poucos carros fabricados no Brasil em dia com seu tempo. O up! se destaca pelo design e pela engenharia nele presentes. É um dos automóveis mais seguros e mais econômicos do país. E, para completar, é delicioso de dirigir.

    A nova versão ganhou cara nova, uma dianteira mais agressiva e mais enquadrada na linha de design global da Volkswagen. Perdeu o ar juvenil e algo delicado do modelo original. Deve agradar mais gente. Os para-choques estão mais pronunciados, não apenas visualmente: o carro ficou um pouco mais longo.

    As rodas mudaram também: a versão de entrada, o take up! vem com rodas de ferro de 14” com calota. Já o move up! traz roda de liga leve, também com 14”, o high up! roda de liga leve 15”. Atrás, além do para-choque, mudou o visual das lanternas, agora enfumaçadas e com elementos em vermelho, preto e transparente.

    Série especial up! connect

    Marcando o lançamento, surge a série especial “connect”, exclusivamente com o motor TSI. Como diferenciais tem o retrovisor e o teto pintados de preto brilhante, interior escurecido, faixa de identificação nas laterais, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”. Só é disponibilizado nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.

    Interior

    Por dentro há mudanças no painel, no instrumento combinado, novo volante multifuncional igual ao do Golf (com acabamento de couro, dependendo da versão), suporte para celular, bancos e texturas novos. Um filete de LED branco corre por toda a parte inferior do painel. Cada versão tem detalhes particulares, com mudanças no acabamento.

    O instrumento combinado tem três grandes mostradores circulares: à esquerda o conta-giros, à direita o marcador do nível de combustível e, ao centro, o velocímetro junto com a tela central com iluminação branca e 3,5”. Nela é possível monitorar informações de texto do rádio e de mídias. Outras novidades do sistema são o indicador de porta(s) aberta(s) e o aviso de tempo de revisão. A nova tela também tem as funções de mostrar temperatura externa, relógio, indicador de troca de marchas, entre outros.

    Conectividade: o celular em lugar de honra

    Em vez de uma grande e cara tela no console central para replicar o celular do motorista, o up! conta com o sistema “Composition Phone”, que por meio e um aplicativo chamado “maps more” (para Android e IOS) usa o celular para exibir funções do veículo.

    O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth, de maneira simples e rápida. Ao abrir o aplicativo “maps more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, com isso, é possível também controlar algumas funções do celular via sistema de som. Não há a necessidade de conectar o cabo do celular na entrada USB.

    Em todas as versões, mesmo as que não contam com o “Composition Phone” nem como opcional, o up! traz suporte para celular com tomada USB para alimentação - uma solução que permite ao motorista usar o Waze, Google Maps, etc. sem problemas nem necessidade de suportes improvisados.

    Motores

    As duas opções de motores do up! têm três cilindros e 999 cm³ de cilindrada. A melhor e mais cara é o TSI – com turbo e injeção direta de combustível - com potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm com gasolina, e de 105 cv (77 kW) com álcool. O torque máximo é 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponível a partir de 1.500 rpm.

    O up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

    A versão take up! – obrigatoriamente - e o move up! podem trazer o motor 1.0 MPI, que tem 82 cv com etanol e 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação com gasolina. O up! MPI leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima com etanol (E100).

    Versões e preços

    take up! – R$ 37.990: pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer”, alerta sonoro dos faróis acesos, chave canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular.

    move up! MPI – R$ 48.290 / TSI – R$ 52.790: iluminação ambiente no painel, volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro, direção com assistência elétrica), chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. O único opcional para o move up! é o sistema de som “Composition Phone”.

    high up! TSI – R$ 57.100: acrescenta a todos os itens de série do move up! sensores de chuva e de luminosidade e função “Coming & Leaving Home”, sistema desom “Composition Phone” e revestimento dos bancos em couro sintético Native.

    cross up! TSI – R$ 55.600: acabamento aventureiro, o modelo traz faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light) e o aplicativo exclusivo “maps more”de série. Na dianteira, o modelo conta com apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina. Na lateral, há apliques em plástico preto nas caixas das rodas Faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas. Complementando o visual, há o rack de teto.

    Versão de lançamento up! connect TSI – R$ 54.990 (com teto preto, R$ 56.390)

    Publicado em 02/05/2017

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados