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  • Corolla 2018: o inabalável sedã muda a frente e ganha mais segurança
  • Dono de uma clientela extremamente fiel, o sedã médio da Toyota passou por mudanças estéticas e ganhou itens que lhe faltavam, como os controles de estabilidade e tração
  • Por Jorge Meditsch

    De cara nova e com algumas novidades tecnológicas importantes, a Toyota está apresentando seu tradicional e consagrado sedã Corolla, na versão 2018. O carro, que lidera as vendas no seu segmento no Brasil, chega trazendo itens que faltavam e o deixavam, em termos de equipamento, atrás da concorrência: controle de estabilidade e de tração, assistente para arrancada em subidas e sete airbags.

    Os novos itens estão presentes nas seis versões do Corolla. Com exceção do GLi 1.8, que pode ter transmissão manual de seis marchas, toda a linha é equipada com câmbio automático de variação contínua com possibilidade de trocas virtuais entre sete escalonamentos fixos. Há duas opções de motores, ambas já conhecidas, o 1.8 e o 2.0. E uma versão “esportiva”, o XRS, na verdade um XEi com detalhes especiais, como aerofólio traseiro, que não influem em nada em seu desempenho.

    As mudanças visuais se concentram na dianteira. Os faróis e a grade estão mais afilados e as extremidades do para-choque ganharam vincos. Os faróis são de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED, com nivelamento automático, nas versões XRS e Altis. Luzes de condução diurna (convenientes ante a legislação que obriga a andar de faróis acesos nas estradas), só a partir da versão XEi.

    Na traseira, as as lanternas agora são de LED. Na lateral, a partir da versão XEi, o carro passou a ter rodas de liga leve de 17”, o que melhorou sua aparência.

    Carro popular em todo o mundo e, no Brasil, com status de luxo, o Corolla não impressiona pelo acabamento interno, que é correto dentro de sua simplicidade e tem boa qualidade. As versões nacionais adotam partes do interior revestidas de couro preto, como o volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza, na frente dos bancos.

    As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza; a XRS, em couro exclusivo na cor preta; e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro. A partir da XEi, todas têm frisos cromados nas saídas do ar-condicionado, que agora são arredondadas.

    Há dois tipos de painel de instrumentos: no GLi, há um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois menores: conta-giros à esquerda, e indicadores do nível do tanque e da temperatura do motor à direita. Uma tela de cristal líquido mostra as informações do computador de bordo. No GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais e o sistema de som inclui conexão Bluetooth e entradas auxiliares USB.

    Já no XEi, XRS e Altis, o painel tem dois grandes círculos em suas extremidades, um com o conta-giros e o termômetro do motor e o outro trazendo o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro há uma tela colorida de 4,2 polegadas agora colorida com informações sobre a condução. Nos mesmos modelos, o sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7 polegadas sensível ao toque.

    MOTOR E TRANSMISSÃO

    O Corolla 2018 mantém os dois tipos de motorização antigos:

    - 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, com 144 cv a 6.000 rpm com álcool e 139 cv com gasolina. O torque máximo é de 18,6 kgfm (etanol) e 17,7 kgfm (gasolina), a 4.800 rpm.

    - 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, com 154 cv a 5.800 rpm, com álcool, e 143 cv com gasolina. O torque é 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

    As transmissões que equipam a linha 2018 são a manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a Multi-Drive, com variação contínua, de série nas outras versões. Existe a possibilidade de trocas manuais sequenciais - no GLi, exclusivamente pela alavanca de câmbio e, nas versões XEi, XRS e Altis, também por meio de borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão, eleva o giro do motor e agiliza o comportamento nas acelerações e retomadas.

    RODANDO

    Motores e transmissões não mudam: há o 1.8 e o 2.0 e a versão de entrada tem opção manual. As outras todas têm câmbio CVT

    Uma tocada suave e segura é o que o motorista pode esperar do Corolla e o que cativa seus fidelíssimos proprietários. O carro acelera de forma progressiva constante, sem sobressaltos e na medida correta para enfrentar os desafios do dia-a-dia. As retomadas, quando o acelerador é pressionado mais a fundo, também não decepcionam: o motor sobe de giro e, assim que o motorista sinaliza que chegou à velocidade desejada, volta a uma rotação mais baixa e econômica.

    A direção é precisa e leve nas manobras e o posicionamento do condutor é fácil de encontrar regulando o banco e o volante. O nível de ruído interno é baixo, apesar de se ouvir e sentir um pouco a vibração dos pneus.

    Em resumo, tudo ok, mas nada capaz de fazer o coração bater mais depressa. Correto, confiável e inabalável, o Corolla deve continuar mantendo-se no alto do ranking dos sedãs por bastante tempo ainda.

    VERSÕES E PREÇOS

    Versão

    Preço público sugerido

    1.8 L GLi manual

    R$ 69.690,00

    1.8L GLi Multi-Drive

    R$ 69.990,00

    1.8L GLi Upper Multi-Drive

    R$ 90.990,00

    2.0L XEi Multi-Drive

    R$ 99.990,00

    2.0L XRS Multi-Drive

    R$ 108.990,00

    2.0L Altis Multi-Drive

    R$ 114.990,00

    Publicado em 28/03/2017


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