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  • Nissan Altima é opção no segmento dos sedãs 'executivos'
  • Por Jorge Meditsch
  • Em fase de crescimento no Brasil, a Nissan resolveu trazer para nosso país um modelo grande. O Altima é um sedã “japonês” padrão americano, grande, pacato e confortável, do tipo que por aqui é considerado carro de luxo mas, em mercados evoluídos, é um veículo popular.

    Não por acaso, o Altima é fabricado em Smyrna, no estado americano do Tennessee e é o modelo da marca mais vendido nos EUA. Totalmente reformulado, em sua quinta geração, o carro é equipado com motor de 2.5 litros e quatro cilindros, com 182 cavalos. O câmbio é o XTRONIC CVT, de variação contínua, uma opção técnica voltada fortemente para a eficiência no consumo.

    Uma novidade, para não dizer curiosidade, é o confortável banco chamado pela fábrica de "gravidade zero", que seria inspirado em estudos da agência espacial norte-americana NASA, cujos cientistas e técnicos devem andar com ampla disponibilidade de tempo...

    Rodando

    O novo Altima (parece que o adjetivo ‘novo’ se tornou obrigatório em todos os lançamentos de automóveis) é um carro gostoso de dirigir, desde que não se espere dele um desempenho capaz de acelerar os batimentos do coração. Fiéis à proposta do carro, o motor e o câmbio trabalham harmônica e discretamente, cumprindo com eficiência sua tarefa.

    O motor do Altima é o mesmo presente em vários modelos da Nissan, como o X-Trail, Rogue e a picape Frontier vendida nos EUA. Ele passou por uma grande reformulação e perdeu cinco quilos de peso, ficando sete cavalos mais forte. Agora são 182 cavalos a 6 mil rpm, com torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Entre as novidades da nova versão estão o comando variável de válvulas de admissão e escape e um novo coletor de admissão com geometria variável.

    Câmbios de variação contínua são, em tese, o que há de mais perfeito em transmissão automotiva. Eles mantêm o motor trabalhando sempre na faixa de rotações mais eficiente, reduzindo o consumo consideravelmente. Outra característica é sua resposta linear ao acelerador, que leva muitos “pilotos” de testes a avaliá-los negativamente pela falta de solavancos, trancos e outras sensações primitivas.

    A mudança na relação de transmissão do câmbio do Altima é comandada por computador e, para que o carro ganhasse mais agilidade ao arrancar, ele mantém a rotação do motor um pouco alta em baixa velocidade. Mas em velocidade de cruzeiro, na estrada, utiliza um regime mais baixo, economizando gasolina e reduzindo vibrações e ruídos.

    O câmbio do Altima se adapta também ao pé direito do motorista. O sistema Adaptive Control Shift (ACS), adapta o gerenciamento da transmissão ao estilo de cada motorista, selecionando a relação ideal para seu modo de dirigir.

    Conjunto mecânico prima pela eficiência. Câmbio CVT garante rodar suave, mas não espere grandes emoções

    Segurança tecnológica

    Acompanhando a tendência da indústria internacional, o Altima traz um pacote de sistemas e dispositivos de segurança bastante abrangente. Um dos pontos-chave desse pacote é o Rear View Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor do carro através de uma câmera instalada na região da placa. Ela é usada pelos sistemas Blind Spot Warning (BSW), o Lane Departure Warning (LDW) e o Moving Object Detection (MOD).

    O Lane Departure Warning (LDW ou monitoramento de mudança de faixa) usa a câmera para monitorar constantemente as faixas de demarcação no piso. Se o carro sai da faixa de rolamento sem a seta estar acionada, a 60 km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do condutor, junto com um alerta no painel de instrumentos. No caso de algo se mover atrás do carro enquanto ele está dando marcha ré, o Moving Object Detection (MOD ou detector de objetos em movimento)toca um alarma. Já o Blind Spot Warning (BSW ou monitoramento de ponto cego) emite um aviso luminoso no espelho retrovisor quando outro veículo entra na área ‘cega’ do carro.

    Design discreto

    O comprador típico de um sedã como o Altima não gosta de chamar a atenção. Por isso, a discrição é o toque dominante no design do carro, desenvolvido no estúdio da Nissan de San Diego, na Califórnia. O máximo de ousadia são detalhes visando aprimorar o desempenho aerodinâmico.

    Nem mesmo a introdução de vincos nas laterais chega a tornar o carro um modelo notavelmente atlético. A grade dianteira alargada marca a identidade visual da marca,

    Por baixo da pele, a nota importante é o aumento da presença de aços de alta resistência para reduzir o peso e aumentar a rigidez da estrutura. Um ponto positivo é o isolamento acústico, resultado da carroceria mais rígida e do design dos retrovisores e das colunas, entre outras medidas.

    Preço

    Competitivo para o segmento, o preço sugerido para o Altima deve ajudar nas vendas. O carro é oferecido a partir de R$ 99.800,00, um valor adequado ao nosso mercado. Para quem procura um sedã discreto, confortável e eficiente e não faz questão de um comportamento atlético, o carro da Nissan é uma opção a considerar.

    Publicado em 23/12/2013

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