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  • A Nissan optou por antecipar o lançamento da picape, que será fabricada na Argentina, trazendo do México sua versão mais completa
  • Por Jorge Meditsch

    A Nissan se antecipou à chegada da linha completa da picape Frontier e, enquanto a fabricação na Argentina não começa, passou a trazer do México sua versão mais completa, a LE, equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos. A picape já está nas concessionárias, vendida por R$ 166.700.

    Entre outras novidades, a Nissan Frontier 2017 traz o sistema multimídia Multi-App, com 2 Gb de espaço para baixar aplicativos e controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control) e a introdução dos controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA).

    O design exterior é novo, com aparência mais vigorosa, especialmente ressaltada pelas laterais elevadas do capô. O design da marca se reflete na grade “V Motion” e os faróis em formato de bumerangue. A nova Frontier tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total.

    Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 milímetros), especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. O espaço para as pernas na parte de trás não é tão generoso como o porte do carro sugere – os passageiros viajam com os joelhos um tanto elevados. Os assentos traseiros são dobráveis e dão acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco. O modelo traz aquecimento em dois níveis de intensidade nos bancos do motorista e do passageiro, bom para regiões frias. Exigência do mercado brasileiro, todos bancos são de couro.

    O painel de instrumentos traz diversas funções. O motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações do computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista.

    Há três tomadas de 12V (uma delas na caçamba), entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Também é possível fazer ajustes elétricos no banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e o ar-condicionado digital tem duas zonas e saídas para a parte traseira.

    Novidades em termos de assistência ao motorista são o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), que acionam automaticamente os freios para controlar o carro em descidas íngremes e arrancadas em subidas. Vem de série também o sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL).

    O limitador de diferencial (LSD) aumenta o controle do veículo e evita que as rodas patinem. Se uma das rodas escorregar, o LSD a freia automaticamente e desvia a força para as rodas com mais tração.

    Rodando

    Tivemos uma breve amostra do comportamento off-road da picape na pista do Haras Tuiutí, no interior de São Paulo, uma sucessão de obstáculos-padrão nesse tipo de circuito. Todos transpostos com desenvoltura, sem dificuldades. Com sistema Shift On The Fly o motorista pode optar pela tração traseira, tração integral e reduzida através de um comando rotativo no painel com o carro em movimento a até 100 km/h.

    A segunda parte do teste de rodagem foi na estrada, mesclando caminhos vicinais sinuosos e com muitas lombadas com um trecho em autoestrada. Na primeira parte, deu para notar uma certa demora nas retomadas após a transposição das lombadas, mas nada que chegue a comprometer um veículo cuja proposta é eminentemente utilitária. O comportamento nas curvas é bom, sem grandes oscilações, e nas retas a cabine é razoavelmente silenciosa, com baixa vibração.

    Motor e transmissão

    A Nissan Frontier 2017 é equipada com motor diesel 2.3 biturbo com 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque. O novo motor é 10 quilos mais leve que a geração anterior. A alimentação é feita por dois turbos, que trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. O de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro, para maior economia.

    A nova transmissão automática tem sete velocidades e permite trocas manuais. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média ágeis e as marchas mais elevadas, desmultiplicadas, garantem economia em alta velocidade.

    Um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel.

    O novo chassi conta com oito barras transversais e é reforçado por dentro com soldas contínuas. Os pesos da carroceria e do chassi foram significativamente reduzidos. A suspensão traseira usa um sistema multibraços com molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido.

    O uso fora da estrada é ajudado pelos grandes ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e do vão livre de 292 mm, que permitem encarar terrenos difíceis. Uma placa de ferro protege quase toda a parte inferior, recobrindo o cárter, radiador, motor e tanque de combustível.

    A caçamba conta com o sistema “Nissan C-Channel” - quatro alças de apoio móveis que correm em trilhos para encontrar. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519 mm, a largura 1.560 mm e a altura 473 mm.

    Nissan Frontier LE 2017 - equipamento

    Motor e Câmbio

    • 2.3 16V, biturbo diesel eletrônico c/ intercooler e injeção direta, 190 cv

    • Câmbio automático de 7 marchas com modo manual sequencial

    Conforto e Conveniência

    • Abertura da tampa de combustível por acionamento interno

    • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)

    • Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento

    • Alças de Segurança

      O motor 2,3 litros tem dois turbos, que atuam em conjunto ou separados, dependendo da solicitação no momento

    • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura

    • Aquecimento dos dois bancos dianteiros

    • Ar-condicionado automático digital Dual Zone e Filtro de Pólen

    • Banco do motorista com regulagem elétrica (5 ajustes)

    • Banco traseiro rebatível

    • Chave inteligente presencial (I-Key)

    • Console central com apoio de braço e acabamento em couro

    • Console de teto com porta óculos

    • Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante

    • Desembaçador de vidro traseiro com temporizador

    • Escurecimento manual de retrovisor

    • Faróis dianteiros com temporizador (Delay Time)

    • Ganchos internos na caçamba para fixação de carga - “Nissan C- Channel”

    • Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável

    • Luz de cortesia com temporizador

    • Luz de Leitura

    • Painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas

    • Para-brisa com proteção “UV”

    • Para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro

    • Porta-revistas nos bancos dianteiros

    • Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED

    • Saídas de A/C para o banco traseiro

    • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave

    • Tomada de 12V no console central (2) e no painel acima do rádio (1) / entrada USB no console (2)

    • Tomada de 12V na caçamba

    • Travamento e destravamento automático das portas via chave (I-Key)

    • Vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico

    • Volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura

    Segurança

    • Airbags frontais para motorista e passageiro

    • Alarme com sistema imobilizador

    • Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD)

    • Câmera de ré

    • Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura

    • Cintos traseiros de três pontos nas laterais e central de dois pontos

    • Controles de tração e estabilidade (VDC)

    • Controle Inteligente de Descida (HDC)

    • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

    • Luz de Freio de LED

    • Sensor de estacionamento traseiro

    • Sistema Inteligente de partida em rampa (HSA)

    • Trava de segurança para crianças nas portas traseiras

    Sistema de áudio

    • Antena de Teto

    • Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com display colorido de 6,2 polegadas, função RDS, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos

    • Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters

      Publicado em 20/03/2017

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