A Nissan se antecipou à chegada da linha completa da picape Frontier e, enquanto a fabricação na Argentina não começa, passou a trazer do México sua versão mais completa, a LE, equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos. A picape já está nas concessionárias, vendida por R$ 166.700.
Entre outras novidades, a Nissan Frontier 2017 traz o sistema multimídia Multi-App, com 2 Gb de espaço para baixar aplicativos e controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control) e a introdução dos controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA).
O design exterior é novo, com aparência mais vigorosa, especialmente ressaltada pelas laterais elevadas do capô. O design da marca se reflete na grade “V Motion” e os faróis em formato de bumerangue. A nova Frontier tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total.
Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 milímetros), especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. O espaço para as pernas na parte de trás não é tão generoso como o porte do carro sugere – os passageiros viajam com os joelhos um tanto elevados. Os assentos traseiros são dobráveis e dão acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco. O modelo traz aquecimento em dois níveis de intensidade nos bancos do motorista e do passageiro, bom para regiões frias. Exigência do mercado brasileiro, todos bancos são de couro.
O painel de instrumentos traz diversas funções. O motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações do computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista.
Há três tomadas de 12V (uma delas na caçamba), entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Também é possível fazer ajustes elétricos no banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e o ar-condicionado digital tem duas zonas e saídas para a parte traseira.
Novidades em termos de assistência ao motorista são o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), que acionam automaticamente os freios para controlar o carro em descidas íngremes e arrancadas em subidas. Vem de série também o sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL).
O limitador de diferencial (LSD) aumenta o controle do veículo e evita que as rodas patinem. Se uma das rodas escorregar, o LSD a freia automaticamente e desvia a força para as rodas com mais tração.
Rodando
Tivemos uma breve amostra do comportamento off-road da picape na pista do Haras Tuiutí, no interior de São Paulo, uma sucessão de obstáculos-padrão nesse tipo de circuito. Todos transpostos com desenvoltura, sem dificuldades. Com sistema Shift On The Fly o motorista pode optar pela tração traseira, tração integral e reduzida através de um comando rotativo no painel com o carro em movimento a até 100 km/h.
A segunda parte do teste de rodagem foi na estrada, mesclando caminhos vicinais sinuosos e com muitas lombadas com um trecho em autoestrada. Na primeira parte, deu para notar uma certa demora nas retomadas após a transposição das lombadas, mas nada que chegue a comprometer um veículo cuja proposta é eminentemente utilitária. O comportamento nas curvas é bom, sem grandes oscilações, e nas retas a cabine é razoavelmente silenciosa, com baixa vibração.
Motor e transmissão
A Nissan Frontier 2017 é equipada com motor diesel 2.3 biturbo com 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque. O novo motor é 10 quilos mais leve que a geração anterior. A alimentação é feita por dois turbos, que trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. O de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro, para maior economia.
A nova transmissão automática tem sete velocidades e permite trocas manuais. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média ágeis e as marchas mais elevadas, desmultiplicadas, garantem economia em alta velocidade.
Um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel.
O novo chassi conta com oito barras transversais e é reforçado por dentro com soldas contínuas. Os pesos da carroceria e do chassi foram significativamente reduzidos. A suspensão traseira usa um sistema multibraços com molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido.
O uso fora da estrada é ajudado pelos grandes ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e do vão livre de 292 mm, que permitem encarar terrenos difíceis. Uma placa de ferro protege quase toda a parte inferior, recobrindo o cárter, radiador, motor e tanque de combustível.
A caçamba conta com o sistema “Nissan C-Channel” - quatro alças de apoio móveis que correm em trilhos para encontrar. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519 mm, a largura 1.560 mm e a altura 473 mm.
Nissan Frontier LE 2017 - equipamento
Motor e Câmbio
-
2.3 16V, biturbo diesel eletrônico c/ intercooler e injeção direta, 190 cv
-
Câmbio automático de 7 marchas com modo manual sequencial
-
Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
-
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
-
Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento
-
Alças de SegurançaO motor 2,3 litros tem dois turbos, que atuam em conjunto ou separados, dependendo da solicitação no momento
-
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura
-
Aquecimento dos dois bancos dianteiros
-
Ar-condicionado automático digital Dual Zone e Filtro de Pólen
-
Banco do motorista com regulagem elétrica (5 ajustes)
-
Banco traseiro rebatível
-
Chave inteligente presencial (I-Key)
-
Console central com apoio de braço e acabamento em couro
-
Console de teto com porta óculos
-
Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
-
Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
-
Escurecimento manual de retrovisor
-
Faróis dianteiros com temporizador (Delay Time)
-
Ganchos internos na caçamba para fixação de carga - “Nissan C- Channel”
-
Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
-
Luz de cortesia com temporizador
-
Luz de Leitura
-
Painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas
-
Para-brisa com proteção “UV”
-
Para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
-
Porta-revistas nos bancos dianteiros
-
Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED
-
Saídas de A/C para o banco traseiro
-
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
-
Tomada de 12V no console central (2) e no painel acima do rádio (1) / entrada USB no console (2)
-
Tomada de 12V na caçamba
-
Travamento e destravamento automático das portas via chave (I-Key)
-
Vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
-
Volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura
-
Airbags frontais para motorista e passageiro
-
Alarme com sistema imobilizador
-
Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD)
-
Câmera de ré
-
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura
-
Cintos traseiros de três pontos nas laterais e central de dois pontos
-
Controles de tração e estabilidade (VDC)
-
Controle Inteligente de Descida (HDC)
-
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
-
Luz de Freio de LED
-
Sensor de estacionamento traseiro
-
Sistema Inteligente de partida em rampa (HSA)
-
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
-
Antena de Teto
-
Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com display colorido de 6,2 polegadas, função RDS, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
-
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Publicado em 20/03/2017
-