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  • Tradição inglesa mescla luxo com capacidade off-road
  • Por Claudio Larangeira

    Muito luxo, conforto e, é claro, a tradicional competência fora da estrada. O novo Range Rover Sport chega ao Brasil com três opções de motorização, preços altos e muito charme. Com muita personalidade, é um carro para quem gosta de utilitários esportivos, mas não quer sumir no meio da massa.

    O novo Range Rover Sport, lançado em março no Salão de Nova York, foi apresentado à imprensa brasileira num percurso pela Serra da Mantiqueira. Durante dois dias, percorremos todo tipo de estradas, terrenos e pisos, desde autopistas com quatro faixas até trilhas estreitas cruzando fazendas do sul de Minas Gerais.

    Depois da apresentação técnica do veículo, ajustados os bancos, espelhos, direção e GPS, saímos de um galpão na Rodovia Ayrton Senna, sentido Rio de Janeiro. Destaque para o interior, com o requinte característico a marca. Volante e bancos são em couro bicolor e a tela Dual View, no painel, permite ao passageiro da frente assistir a um DVD enquanto, na mesma tela, o motorista enxerga informações úteis do carro, como o sistema de navegação. O sistema de áudio Signature Reference 3D, da Meridian, distribui o som por todo o carro com 23 alto-falantes.

    O primeiro modelo testado foi a versão à gasolina 5.0 V8 Supercharged de 510 cv. O motor tem o mesmo bloco do que que equipa o Jaguar E-Type. Nessa configuração o modelo alcança os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

    Alumínio por todos os lados

    A quarta geração do Range Rover traz várias inovações adquiridas na parceria da Land Rover com a Jaguar. Uma delas é a estrutura de carroceria e chassi totalmente em alumínio, deixando o conjunto mais resistente e nada menos de 420 kg mais leve.

    Conforto na estrada e eletrônica de ponta para enfrentar qualquer caminho

    Num trecho de estrada sinuoso, mas ainda no asfalto, destaca-se a excelente estabilidade, proporcionado pelo sistema Adaptative Dynamics que monitora o piso e inclinação 500 vezes por segundo, trabalhando em sintonia com o controle pneumático de suspensão, dando ao SUV comportamento de um veículo superesportivo.

    Trocamos para o modelo com motor diesel SDV6 de 292 cv de potência e transitamos agora por estradas de terra. Em situações off-road, a suspensão pode ser levantada e o sistema Terrain Response permite escolha do acerto correto para qualquer tipo de piso: areia, lama, pedras, neve e buracos. É só fazer a escolha certa e o conforto continua, mesmo com as imperfeições do terreno.

    No riacho, painel mostra profundidade

    A terceira e última parte do roteiro foi feita com um modelo equipado com o motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cavalos de potência, apresentado pela primeira vez no Brasil. Enfrentamos uma serra em descida e passamos sem nenhum problema por um trecho com água com 85 centimetros de profundidade - sensores mostram a profundidade na tela do painel.<p>

    Todas as versões do range Rover Sport são equipadas com a transmissão automática ZF8HP70 de oito velocidades e opções para trocas sequenciais no volante. A tração é integral permanente, sendo possível o bloqueio do diferencial traseiro, em condições mais exigentes fora de estrada.

    Preços

    Range Rover Sport 3.0 SDV6 SE - R$ 377.500 Range Rover Sport 3.0 SDV6 HSE - R$ 405.500Range Rover Sport 3.0 S/C HSE - R$ 393.500 Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Dynamic - R$ 496.500Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Autobiography - R$ 530.900

    Range Rover Sport V8 5.0 S/C Autobiography Dynamic - R$ 539.900

    Publicado em 19/11/2013

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