Home > Autoavaliação > JAC T8: van chinesa quer mercado de passageiros
  • Autoavaliação
  • JAC T8: van chinesa quer mercado de passageiros
  • Chega ao Brasil a maxivan T8, capaz de transportar até sete pessoas com bastante conforto. O alvo da JAC é o transporte executivo
  • Por Jorge Meditsch

    Tamanho, conforto e preço competitivo. É com esses trunfos que a JAC está lançando no Brasil a T8, uma van voltada especificamente ao transporte de passageiros.

    A T8 pode levar confortavelmente até sete ocupantes, cinco deles na espaçosa área traseira. Os cinco passageiros de trás viajam em duas fileiras de assentos, a primeira com dois bancos individuais que podem ser virados para trás, formando uma espécie de sala. A segunda fila oferece três lugares, sem aperto.

    O carro tem ar-condicionado com duas zonas, com regulagem separada para a parte traseira. Os comandos ficam no teto, junto com as saídas de ar, à altura do encosto dos bancos dianteiros. Opcionalmente, a JAC oferece telas de DVD para a parte de trás, que podem ser individuais, posicionadas nos encostos dos bancos à frente, ou rebatíveis, instaladas no teto.

    O motor turbo a gasolina tem dois litros e 175 cv. Mas, com duas toneladas e meia quando lotada, a T8 tem desempenho longe de ser atlético

    Rodando

    Experimentamos a T8 ao volante e também como passageiros, num percurso predominantemente rodoviário, entre São Paulo e Itu, de cerca de 300 quilômetros. Com seis adultos e peso total em torno de 2.500 quilos, o motor 2.0 turbo a gasolina, de 175 cv declarados, se mostrou bastante eficiente, considerando a proposta do veículo. Evidentemente, a T8 não chega nem perto da performance atlética associada normalmente a motores do tipo quando usados em automóveis. Portanto, não faz sentido acelerar até rotações mais altas, quando o computador corta a ignição, para alcançar maior performance.

    O importante é manter uma tocada regular, e isto é viável. O câmbio não é um primor de precisão nos encaixes e as relações um tanto longas privilegiam a economia de combustível, o que é normal para vans desse tipo. A suspensão é regular, talvez um pouco macia demais para nossas ruas onduladas, mas confortável.

    Mercado

    Na apresentação da T8, o empresário Sérgio Habib, presidente da JAC, afirmou que espera ocupar com o modelo um espaço totalmente aberto no mercado brasileiro. Para ele, as opções existentes para transporte de pequenos grupos de passageiros são adaptações de vans projetadas para transporte de carga, que oferecem conforto bastante inferior à T8.

    Sem desprezar eventuais clientes particulares, em busca de um carro para família grande, a T8 mira principalmente a área de transporte executivo, de e para aeroportos, e o setor hoteleiro, seja em grandes cidades, seja em resorts turísticos. Obviamente, a Copa abre uma janela de oportunidade para uma boa vendagem inicial. O preço de lançamento, R$ 115 mil, é razoável, podendo abrir para a marca chinesa um nicho importante no país.

    Publicado em 17/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados