Home > Notícias > up! TSI chega para mudar tudo
  • Notícias
  • up! TSI chega para mudar tudo
  • Primeiro motor turbo com injeção direta fabricado no Brasil abre uma nova era em termos de desempenho e sustentabilidade para a indústria nacional
  • Por Jorge Meditsch

    A novidade está na tampa traseira preta e debaixo do capô. E não é pouca. Com a nova linha up! TSI a Volkswagen está inaugurando uma nova era no Brasil no que diz respeito a motores. De repente, tudo o que era e é feito aqui ficou antigo.

    O up! é oferecido agora com um novo motor 1.0 turbo, multicombustível e com injeção direta. Produzido na fábrica de motores da VW em São Carlos, interior de São Paulo, o novo motor está alinhado com o que há de mais moderno e avançado no mundo quanto a motores de combustão interna.

    Em termos práticos, a nova motorização deu ao up! uma agilidade inusitada para carros da sua categoria. Empurrado pelo torque de 16,8 kgfm, o carrinho chega a 100 km/h em 9,1 segundos (com etanol no tanque) e responde sem vacilar ao acelerador em retomadas e ultrapassagens, sem requerer muito trabalho com troca de marchas: o torque máximo chega já a 1.500 rpm e garante a elasticidade do motor. A velocidade máxima é de 184 km/h.

    Se, na versão com motor aspirado, o up! já se mostrava um carro muito agradável de dirigir, agora é também bastante divertido. A suspensão recalibrada para o novo desempenho e a direção elétrica contribuem para isso e o sistema de freios, redimensionado, traz agora conjugado um sistema de controle de tração, bastante conveniente dado o torque elevado para o peso do carro – experimentamos num trecho molhado, forçando a arrancada e ele funcionou muito bem, impedindo que as rodas deslizassem em falso.

    Nada de nicho

    A Volkswagen poderia ter deixado o up! TSI ainda mais nervoso, mas optou por enfatizar o lado sustentável da nova motorização, adotando uma relação mais alongada no diferencial. As relações das marchas não foram mudadas, são as mesmas dos modelos aspirados. O resultado é que, mesmo com um desempenho bastante superior, o novo up! TSI tem consumo e emissões muito abaixo da média de todos os carros nacionais. Pelos parâmetros do INMETRO, ele pode rodar até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina e, com etanol andar 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Ao contrário do que costuma ocorrer na prática, em nosso primeiro contato com o carro, num percurso predominantemente rodoviário, a média de consumo (com gasolina), foi melhor que a levantada pelo INMETRO em laboratório: sem preocupação com a economia, chegamos a andar mais de 17 km/l.

    A chegada do up! TSI já era aguardada há algum tempo, mas todas as especulações em torno do carro falavam do speed up!, uma versão com toques esportivos, de série limitada. A Volkswagen, no entanto, surpreendeu a maioria dos jornalistas especializados disponibilizando o novo motor em praticamente toda a linha up!, uma atitude bastante coerente do ponto de vista econômico, pois viabiliza sua fabricação em maior quantidade e, consequentemente, com custo menor. Embora ninguém confirme, é de se esperar que o motor 1.0 TSI venha a ser oferecido, nos próximos meses, em outros modelos da marca no Brasil.

    Quanto ao speed up!, trata-se de uma edição limitada (pelo menos por enquanto), mas sem número de produção definido. Disponível unicamente na cor branca, ele tem a área central do para-choque preta, com os aros dos faróis auxiliares cromados. Os retrovisores e faixas laterais são azuis e o para-choques traseiro é exclusivo, com defletor aerodinâmico preto. Outro detalhe é o teto, também preto. Por dentro, o acabamento é em tons escuros, com o teto e revestimento das colunas pretos.

    A VW surpreendeu, contrariando as expectativas: o up! TSI está disponível em várias versões e não apenas como esportivo

    Só no Brasil

    Uma curiosidade: por enquanto, os alemães vão ficar com inveja. O up! produzido na Europa continua sendo oferecido apenas com o motor aspirado. Ao contrário do que costuma acontecer, desta vez a evolução chegou primeiro ao Brasil onde, aliás, o novo motor foi desenvolvido.

    É importante salientar que o 1.0 TSI não é uma versão turbinada do três-cilindros 1.0 aspirado. Dele, só foram aproveitados 10 por cento das peças. O restante, desde o bloco aos pistões, bielas, virabrequim, etc, é todo novo. Também foram modificados os coxins (peças que ligam o motor ao monobloco) e outros componentes. Como o mercado-alvo é o Brasil, o motor é flex e traz como novidade adicional a ausência tanto do tanque auxiliar como de qualquer sistema de pré-aquecimento para partida a frio com etanol. A injeção direta supre essa necessidade e, segundo a fábrica, garante partidas sem problemas a até cinco graus negativos.

    Versões e preços

    O up! TSI é oferecido nas seguintes versões e preços sugeridos (todas com ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos de série.

    move up! TSI – R$ 43.490,00

    high up! TSI – R$ 48.040,00

    black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – R$ 48.690,00

    cross up! TSI – 47.030,00

    speed up! – R$ 49.990,00

    Publicado em 27/07/2015

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados