Home > Notícias > Hankook apresenta novo protótipo de pneu que roda sem ar
  • Notícias
  • Hankook apresenta novo protótipo de pneu que roda sem ar
  • iFlex ainda não tem previsão de ser vendido comercialmente. Modelo traz estrutura perfurada em camadas para amortecer impactos
  • Por Alessandro Reis

    A fabricante sul-coreana de Hankook apresentou o protótipo iFlex, que traz uma estrura perfurada de forma a funcionar como um pneu convencional, mas sem a necessidade de ser inflado com ar. Olhando a foto acima, dá para perceber que as laterais são perfuradas, trazendo uma configuração como se tivesse várias molas embutidas, para justamente amortecer os impactos.

    Esse pneu tecnológico lembra o interior de uma embalagem de papelão, com várias camadas vazadas e flexíveis que fazem o amortecimento.

    Outras marcas, como Michelin, têm pneus que dispensam ar comprimido

    Na verdade, o iFlex é mais uma etapa no desenvolvimento de uma tecnologia que tem sido aprimorada há alguns anos não só pela Hankook, como também por outras marcas de pneu, como a Michelin, que já oferece a linha Tweel para aplicações comerciais. No caso da empresa da Coreia do Sul, o protótipo é o quinto já produzido.

    A Hankook não dá muitos detalhes técnicos a respeito do iFlex, mas informa que a mais recente atualização usa materiais mais amigáveis ao meio ambiente, com menos demanda por energia na produção e reciclagem mais fácil. Além disso, informa a fabricante, o processo de manufatura foi reduzido para quatro etapas, em vez das oito anteriores.

    O novo pneu sem ar experimental passou por testes e pode oferecer o mesmo grau de desempenho e segurança que pneus infláveis, inclusive sob altas velocidades e em condições mais extremas. Ainda não há previsão de produção comercial do iFlex.

    Publicado em 16/07/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados