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  • Jeep Grand Cherokee 2014 ganha câmbio de oito marchas
  • SUV de luxo tem motor de 286 cavalos, duas versões e preços de R$ 186 mil e R$ 215 mil
  • Por Ricardo Panessa

    Após protelações e atrasos em seu lançamento mundial, o novo Jeep Grand Cherokee já está nas concessionárias brasileiras. Com mais de 250 premiações desde seu lançamento, em 1992, o veículo que é sinônimo de 4x4 e campeão de vendas da Jeepno mundo, o Grand Cherokee de quarta geração chega com uma ampla renovação estética e mecânica, com destaque para o novo câmbio automático de oito marchas, os novos conjuntos de faróis e lanternas e o interior, com novos sistemas multimídia de entretenimento e informação.

    Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2014 está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil nas versões Laredo e Limited, com preços sugeridos para o lançamento de R$ 186 mil e R$ 215 mil, respectivamente.

    O novo modelo chega cheio de novidades, mas a nova transmissão de oito velocidades é a maior delas. Equipado com motor Pentastar 3.6 V6 o conjunto, além de potente é capaz de atingir mais de 12 km/l em rodovia e superar os 1.100 km de autonomia. A tradicional aptidão fora de estrada da Jeep é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac IIe pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain.

    Desempenho e segurança otimizados - Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas.

    Tricampeão seguido na lista dos 10 melhores motores organizada pela revista Ward’s, dos EUA, o motor Pentastar 3.6 V6 estreou exatamente no modelo 2011 do Jeep Grand Cherokee, que marcou o lançamento da quarta geração do SUV. Feito de alumínio, o propulsor desenvolve 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.

    4x4 total - Como antes, o novo Grand Cherokee conta com a tração full-time 4WD Quadra-Trac II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem a típica aptidão fora de estrada da Jeep. A caixa de transferência de duas velocidades Quadra-Trac II se baseia nos dados de vários sensores para determinar falta de aderência de alguma roda o mais cedo possível, e corrige a situação. O sistema também detecta movimento rápido no acelerador numa arrancada e maximiza a tração antes do pneu patinar. Quando uma roda escorrega, até 100% do torque disponível pode ser transferido para o eixo com mais tração.

    O esistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, permite ao motorista escolher a configuração ideal para obter o melhor desempenho em um determinado tipo de piso. O recurso coordena eletronicamente várias partes do carro, como motor, câmbio e freios, por meio de interações com acelerador eletrônico, mudanças de marcha, caixa de transferência, Hill Descent Control e Selec-Speed.

    O Selec-Terrain foi melhorado para 2014 e oferece cinco possibilidades de uso: areia, lama, neve, automático e pedra. As opções ´areia` e ´lama´, que formavam antes um modo combinado, agora estão separadas.

    O modo Sport, antes localizado no botão do Selec-Terrain, agora é acionado na alavanca do câmbio, e proporciona uma dirigibilidade mais divertida, fazendo a transmissão demorar mais para subir as marchas, entre outras características.

    Revisto, o controle Selec-Speed, com os controles de subida e descida (HDC) permite aos motoristas controlar a velocidade do Grand Cherokee em inclinações muito fortes, por meio apenas das aletas do câmbio, atrás do volante – sem usar os pedais de acelerador e freio.

    Publicado em 30/01/2014


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