Home > Notícias > Volkswagen desenvolve motor 1.0 turbo que estreia em julho no Up
  • Notícias
  • Volkswagen desenvolve motor 1.0 turbo que estreia em julho no Up
  • Produzido em São Carlos (SP), propulsor é uma evolução do tricilíndrico aspirado que já equipa o compacto. Flex, rende até 105 cv
  • Por Alessandro Reis

    A Volkswagen apresentou hoje (24 de junho), durante evento em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.0 TSI turbo. Produzido na fábrica da montadora nesse município, é o primeiro propulsor de um litro do mercado com tecnologia turbo e capacidade de ser abastecido tanto com gasolina quanto com álcool em qualquer proporção.

    A estreia desse motor acontece em julho no Up TSI e a novidade também estará em outros modelos da marca alemã em breve. Integrante da família EA211, esse propulsor é uma evolução do tricilíndrico aspirado que hoje equipa o Up e o Fox e rende até 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque.

    Novo propulsor traz mais potência que o motor 1.6 8v da própria VW

    Com o uso de turbo e injeção direta de combustível, o novo 1.0 12v TSI Total Flex renderá até 105 cv e 16,8 kgfm, números superiores aos do motor 1.6 8v da própria Volks, que entrega 104 cv e 15,6 kgfm.

    Para produzir esse motor e instalar uma nova linha de usinagem de virabrequim, a Volkswagen anunciou investimento de R$ 460 milhões até 2018 na fábrica de São Carlos.

    Na cerimônia, a montadora exibiu uma unidade do Up TSI, que se diferencia visualmente das versões aspiradas por trazer dianteira levemente mais "bicuda" para acomodar os componentes do turbo.

    Em breve a VW divulgará mais detalhes técnicos do lançamento, bem como preços do Up turbinado.

    Publicado em 24/06/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados