Home > Notícias > Michelin lança pneu especial para SUVs e picapes
  • Notícias
  • Michelin lança pneu especial para SUVs e picapes
  • Pneus para uso misto têm que ter bom desempenho em situações conflitantes, como proporcionar conforto no asfalto e alta aderência na lama
  • Por Jorge Meditsch

    Com foco no segmento dos utilitários esportivos, crossovers e picapes – o que mais cresce no mercado automotivo nacional e em muitos lugares pelo mundo, a Michelin está lançando seu mais novo produto: o pneu LTX Force, para uso misto.

    O desafio de criar um pneu capaz de atender às necessidades dos usuários tanto no asfalto como em terrenos não pavimentados exige bastante criatividade por parte dos engenheiros das fábricas de pneus. O desenvolvimento do LTX procurou fórmulas para proporcionar ao mesmo tempo conforto ao rodar no asfalto, segurança em pisos molhados e aderência e resistência em pisos pedregosos, lama ou areia.

    Muitas vezes, essas metas são conflitantes: para poder fazer uma banda de rodagem com blocos altos, boa para andar fora da estrada, a Michelin introduziu blocos de borracha entre os sulcos, que evitam que, no asfalto, a superfície de rodagem deforme nas curvas e arrancadas, o que reduziria o contato com o solo. A área ‘esculturada’ do pneu avança sobre parte das laterais, aumentando a aderência na lama e na areia, quando as rodas ficam parcialmente encobertas.

    Para reduzir a vibração no asfalto mantendo a altura do desenho necessária para andar fora de estrada, foram introduzidos pequenos blocos de borracha entre os gomos da banda de rodagem

    Na água

    Segundo o fabricante, o LTX FORCE oferece maior segurança em solo molhado, sobretudo nas frenagens. Em testes realizados por institutos independentes, ele conseguiu parar o veículo até dois metros antes dos concorrentes. A diferença pode parecer pequena mas, dois metros antes de parar, um carro pode estar rodando a uma velocidade alta o bastante para causar sérios danos ao veículo e até risco aos ocupantes numa colisão.

    A fabricante afirma também que o novo pneu tem maior resistência à aquaplanagem que os concorrentes, aumentando a segurança ao trafegar na chuva.

    O Michelin LTX Force será fabricado no Brasil e exportado para vários mercados. A partir do segundo semestre, ele vai equipar, de série, SUVs e picapes de várias fábricas, entre eles a Volkswagen Amarok, Ford Ecosport e Chevrolet S10 e Trail Blazer.

    Publicado em 11/05/2015

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados