Home > Notícias > Ex-presidente da Michelin morre aos 88 anos
  • Notícias
  • Ex-presidente da Michelin morre aos 88 anos
  • François Michelin começou na empresa com nome falso, trabalhando no chão de fábrica
  • Por Jorge Meditsch
  • François Michelin, ex-presidente da empresa produtora de pneus que leva seu sobrenome, faleceu ontem aos 88 anos. A Michelin foi fundada no final do século 19 e foi uma das primeiras produtoras de pneus para automóveis. A empresa francesa foi responsável pela universalização dos pneus radiais.

    François Michelin assumiu o posto de sócio-diretor da Michelin em 1955, quando a companhia era a décima colocada no mundo entre os fabricantes de pneus, mas já despontava como uma das potenciais líderes no mercado devido ao lançamento, no final de década de 1940, do pneu radial Michelin X.

    O executivo foi um dos responsáveis pela universalização do pneu radial, lançado pela Michelin no final da década de 1940

    Os pneus radiais traziam uma grande vantagem sobre os de construção diagonal, até então dominantes. Eles proporcionam maior área de contato com o solo, menor aquecimento e maior durabilidade.

    A atuação de François Michelin na direção da empresa durou até 2002 e, quando ele deixou seu cargo, a Michelin era a maior fabricante mundial de pneus, com atuação em todo o mundo.

    Uma curiosidade sobre a carreira de François Michelin é fato de haver começado na empresa usando um nome falso, trabalhando inicialmente como operário, para poder compreender totalmente os processos de produção e gerenciamento.

    Ele também trabalhou nas áreas de vendas e marketing, além de como motorista de caminhão, levando materiais entre as fábricas da companhia.

    Publicado em 30/04/2015

    - François Michelin


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados