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  • Combustível "verde" não utiliza fontes fósseis nem derivados de vegetais
  • Por Jorge Meditsch

    A Audi está pesquisando a viabilidade de produzir óleo diesel sintético utilizando gás carbônico e água como matéria prima. Uma instalação de pesquisas na cidade de Dresden, na Alemanha, já começou a produzir as primeiras partidas do combustível.

    Para mostrar a viabilidade do Audi e-diesel, a Ministra Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, Johanna Wanka, colocou os primeiros cinco litros produzidos em seu carro oficial, um Audi A8 3.0 TDI clean diesel quattro, nesta terça-feira.

    "Este diesel sintético, feito com a utilização de CO2, é um grande passo de nossas pesquisas de sustentabilidade. Se conseguirmos disseminar o uso de CO2 como matéria-prima, daremos uma contribuição crucial para a proteção do clima e o uso eficiente dos recursos naturais”, declarou Wanka.

    A empresa de tecnologia energética Sunfire, de Dresden, é parceira da Audi no projeto e operadora da planta de produção. Os únicos materiais utilizados são água e dióxido de carbono fornecido por uma instalação produtora de biogás. Uma parte do CO2 necessário é extraída do ar ambiente através de captura direta, uma tecnologia desenvolvida pela Climeworks, empresa parceira da Audi sediada em Zurique.

    A produção do diesel sintético da Audi começa com o aquecimento da água para formar vapor, que é dividido em seguida em hidrogênio e oxigênio através de eletrólise a alta temperatura, acima de 800 graus Celsius. Em seguida, o hidrogênio reage com o CO2 em reatores de síntese, mais uma vez sob pressão e alta temperatura, gerando um líquido feito de compostos de carbono de cadeia longa, conhecido como "crú azul". A eficiência do processo completo - da energia renovável ao hidrocarboneto líquido - é muito alta, em torno de 70 por cento.

    Da mesma forma que o petróleo normal, o "crú azul" pode ser refinado para gerar o Audi e-diesel como produto final. Este combustível sintético não contém enxofre nem hidrocarbonetos aromáticos. Seu alto índice CN (cetane number - indicador da velocidade de combustão do óleo diesel) significa que ele entra facilmente em combustão. Ele pode ser usado juntamente com o diesel tradicional ou, possivelmente, usado como combustível puro.

    A construção das instalações da Sunfire em Dresden-Reick teve início em julho de 2013 e a planta foi entregue em 14 de novembro do ano passado. A planta deverá produzir mais de três mil litros de Audi e-diesel nos próximos meses.

    Publicado em 22/04/2015


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