A Renault, como grupo, não como marca, cresceu cerca de 3% em vendas em 2013, em relação a 2012. No total, foram vendidos no ano passado 2,63 milhões de unidades em todo o mundo, incluindo nessa conta os modelos Dacia que, isoladamente, aumentou em 19% suas vendas no período.
Os 41% dos carros vendidos pelo grupo foram modelos de entrada, inclusive alguns Dacia ´rebatizados` de Renault para alguns mercados, inclusive o sulamericano.
Na prática, 50% dos carros vendidos pelo grupo foram comercializados fora da Europa, reduzindo assim a dependência daquele mercado. Para 2014 a Renault espera seguir crescendo em vendas e rentabilidade, apoiada nas projeções de Carlos Ghosn, que prevê crescimento de cerca de 1% no mercado europeu este ano, e alta de aproximadamente 2% no mercado global.
O curioso é constatar como cada marca projeta de forma diferente o futuro a curto prazo do mercado europeu. Embora todas estejam esperando crescimento, as montadoras premium falam de alta ao redor de 4% para as vendas na Europa. A Ford, espera até cerca de 6%, a Renault 1%, mas a Volvo mantém expectativa mais modesta, de crescimento ´zero` para seus modelos.
Publicado em 22/01/2014