Home > Notícias > Carros serão proibidos de circular em Hamburgo
  • Notícias
  • Carros serão proibidos de circular em Hamburgo
  • Segunda maior cidade da Alemanha tem projeto de eliminar totalmente os automóveis até 2034
  • Por Ricardo Panessa

    Hamburgo planeja eliminar a circulação de automóveis no centro da cidade até 2034. A ideia não é nova nem revolucionária, pois já é aplicada nos centros históricos de algumas cidades europeias, mas no caso de Hamburgo existe um grande diferencial, de muita importância. Além de ser a segunda maior cidade da Alemanha, a medida prevê englobar uma área de cerca de 70 km2, ou seja, aproximadamente 40% de toda a superfície da cidade.

    A prefeitura já está desenvolvendo uma ´rede verde`, que substituirá as ruas onde circulam agora os carros, por ruas onde os habitantes circulariam a pé ou de bicicleta, conectando parques, áreas verdes e jardins de toda a cidade. A nível prático, parece evidente que as ruas poderão seguir sendo utilizadas por veículos de emergência e alguns profissionais, mas nunca por carros particulares de seus moradores.

    Na Alemanha já existe um sistema semelhante funcionando na cidade de Friburgo. Nos arredores da cidade, onde funcionava uma antiga base militar francesa, foi construído o primeiro bairro sustentável, o bairro de Vauban, onde os automóveis foram suprimidos completamente. Os carros dos residentes –aqueles que ainda utilizam esse ´antigo` meio de transporte—ficam estacionados numa área especial, fora do bairro. Além dos problemas de mobilidade, uma das razões dessa drástica decisão se deve à mudança climática. O porto de Hamburgo é um dos mais importantes da Europa e a cidade teme um aumento do nível do mar. A preocupação levou a investimentos maciços num sistema de proteção para impedir inundações, que vem funcionando muito bem nos últimos anos.

    A ideia de não usar os carros no centro expandido da cidade é bem vista por dois a cada três motoristas, já que conduzir um automóvel estrada afora é muito mais prazeroso do que ficar dentro dele parado num congestionamento a maior parte do tempo. O plano segue em andamento, mas ainda pouco se falou sobre a rede transporte público, indispensável para que uma logística sem carros possa funcionar.

    Publicado em 21/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados