Home > Notícias > Audi A8 L Security é lançado na Europa
  • Notícias
  • Audi A8 L Security é lançado na Europa
  • Com duas opções de motores, versão de alta segurança do novo A8 pode ser encomendada no Brasil
  • Por Ricardo Panessa

    A versão mais exclusiva da nova linha de modelos Audi A8 --o A8 L Security– foi lançada recentemente na Europa e pode ser encomendada no Brasil. O modelo super seguro do sedã de luxo atende ao mais alto nível de exigências aplicáveis a veículos civis. O novo Audi A8 L Security, que conta com um conjunto de equipamentos complementares à blindagem, é oferecido com dois motores de alto nível, o 4.0 TFSI de 435 cv, e o W12, com 500 cavalos.

    Medindo 5,27 metros de comprimento e com distância entre eixos de 3,12 metros, o novo Audi A8 L Security é um sedã que, apesar de diversas diferenciações técnicas, não mostra por fora que é uma versão especial. Visualmente a sua carroceria é parecida com a versão normal. Como seu correspondente de série, o design esportivo e elegante está ainda mais expressivo. Os faróis estão mais achatados e as lanternas traseiras em LEDs também foram modificadas. O sistema de escapamento termina em duas grandes ponteiras trapezoidais, nos dois lados da traseira do carro.

    Faróis em LEDs são equipamento de série junto com o motor V8. O W12 vem com o inovador farol com tecnologia Audi Matrix LED. Com esses faróis, o facho alto compreende 25 pequenos diodos emissores de luz individuais por unidade, que podem ser ligados, desligados ou suavizados individualmente conforme necessário. O sistema de faróis pode proteger com precisão outros usuários da via do cone de luz, sem reduzir significativamente a iluminação.

    Mais segurança - Ao desenvolver a linha A8, a Audi incluiu desde o início em seus planos a versão de alta segurança, resultando num conceito integral muito superior às soluções pós-fabricação. As propriedades de deformação de todos os componentes-chave foram testadas para assegurar que o novo A8 L Security tenha um excelente comportamento em colisões que também procurasse minimizar o impacto em outros veículos. Completo, com seu sistema quattro de tração integral permanente, ele continua a ser o sedã de luxo mais leve do segmento de alta segurança.

    Sua base é uma carroceria de série feita de alumínio, de acordo com o princípio Audi Space Frame (ASF) na fábrica de Neckarsulm. O resultado é um peso cerca de 40 por cento menor do que uma carroceria equivalente feita de aço. Os componentes específicos desta versão são fabricados a mão numa área de produção segura. Trabalhadores especialmente treinados levam cerca de 450 horas para instalá-los, antes que a carroceria seja enviada de volta à fábrica para a montagem final.

    O novo Audi A8 L Security foi certificado oficialmente pelo Centro Alemão de Testes Balísticos em Munique e atende às especificações da classe de proteção balística VR 7, segundo as normas BRV 2009. BRV significa "Bullet Resistant Vehicles" (veículos resistentes a balas). A classe VR 7 impõe rígidos critérios para sedãs civis de alta segurança. Os painéis da carroceria e vidros da célula de passageiros precisam resistir a tiros com munição de calibre médio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Em algumas áreas, a blindagem do A8 L Security atende até mesmo os critérios das classes VR 9 e VR 10. A resistência a explosivos é testada segundo as normas ERV 2010 (Explosion Resistant Vehicles - veículos resistentes a explosões).

    As saias laterais de alumínio incorporam maciços perfis a prova de balas que fornecem proteção aumentada contra armas explosivas, uma área em que os requisitos se tornaram consideravelmente mais rígidos nos últimos anos. O assoalho blindado do veículo, feito de uma liga especial de alumínio, tem a mesma função. O novo Audi A8 L Security pode suportar ataques com granadas de mão militares. Mesmo uma carga explosiva, conforme especificada no programa de testes, não apresenta ameaça letal aos passageiros, conforme demonstrado em testes envolvendo "dummies" (manequins simulando passageiros).

    Nas janelas das portas, para-brisa e janela traseira, a Audi utiliza vidros especiais com uma camada de policarbonato inibidora de estilhaçamento no interior. Opcionalmente, são oferecidas janelas laterais eletromecânicas que se abrem quase totalmente. Uma função específica segura a porta em qualquer posição desejada.

    O equipamento de série do novo Audi A8 L Security também inclui um sistema que permite aos passageiros se comunicarem com o exterior do carro com as janelas fechadas. Ele compreende um alto-falante na grade dianteira, juntamente com microfones no interior e exterior do veículo.

    Pedidos antecipados para o novo Audi A8 L Security W12 já podem ser feitos, com entregas começando no terceiro trimestre deste ano. A Audi oferece amplos serviços de apoio aos seus clientes e oferece treinamento especial para motoristas e proprietários dos veículos.

    Publicado em 21/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados