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  • O sedã médio da Volkswagen passará a ser feito no Brasil no segundo semestre. Mesmo assim, a marca traz novidades na versão 2015
  • Por Jorge Meditsch

    O Jetta passará a ser brasileiro no segundo semestre deste ano, fabricado em São Bernardo do Campo. Por enquanto, continua vindo do México, agora na versão 2015, que traz algumas modificações interessantes. Com a inclusão do modelo Trendline, o sedã médio passa a ter três versões – as outras são as conhecidas Comfortline e Highline.

    Nascido como uma configuração sedã do best-seller global Golf, o Jetta sempre se caracterizou pela excelente dirigibilidade. Em termos de conforto, não deixa de ser um automóvel de destaque, entre os sedãs de porte médio. A evolução do mercado brasileiro para esse tipo de carro, aliás, fez com que a Volkswagen optasse por oferecer o Jetta 2015 apenas com câmbio automático, em todas as versões. Mas os pacotes diferem de uma para outra.

    O Jetta Trendline e o Comfortline usam o veterano motor 2.0l Total Flex, de até 120 cv, associado à transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas. A combinação tem desempenho razoável para o uso urbano, mas longe de entusiasmar quem gosta de um pouco de agilidade nas acelerações e retomadas. Apesar disso, o preço fez com que, até agora, o Comfortline fosse o líder de vendas da gama. O Trendline deve se somar a ele, nesse sentido.

    Entusiasmante, ao dirigir, o Highline deve sua performance ao excelente motor 2.0l TSI, de 211 cv, e a transmissão DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem. O pacote é um dos grandes trunfos do Grupo Volkswagen, que o aplica também, com ligeiras variações, em outros modelos da marca e em carros da Audi. Apesar das linhas clássicas e, para muitos, pouco excitantes do carro, ele tem um comportamento extremamente jovial, reagindo instantaneamente ao comando do acelerador. É notável a harmonia entre a transmissão e o motor nas acelerações, no modo automático. Já quem gosta de brincar de piloto, conta com as palhetas de troca junto ao volante.

    A linha 2015 do Jetta oferece rodas de liga leve com diferentes designs para cada versão. Há também uma nova cor para a carroceria, “Azul Silk” (seda) metálico. O carro passou por mudanças visuais na dianteira e na traseira do Jetta. A versão Highline pode receber, opcionalmente, faróis bixenônio, luzes diurnas de LEDs e lanternas traseiras em LEDs.

    A nova dianteira teve a grade do radiador redesenhada, que agora é cruzada por três frisos, faróis opcionais bixenônio direcionais e com iluminação de curvas, indicadores direcionais e luzes de condução diurna de LEDs, além de um novo para-choque. A nova faixa visual formada pela grade do radiador e os faróis, juntamente com a entrada de ar aumentada, dá ao carro uma aparência mais imponente e agressiva.

    Na traseira, a tampa do porta-malas ganhou uma borda aerodinâmica. Nas laterais, as linhas da tampa traseira se estendem para os para-lamas e unem-se ao contorno da silhueta do carro, junto à linha de caráter. Sob ela ficam as novas lanternas traseiras em LEDs na versão Highline, formando uma faixa brilhante, juntamente com o logotipo Volkswagen. As linhas laterais da tampa do porta-malas correm para baixo. Na parte inferior, o novo para-choque e a ponteira dupla de escapamento complementam o visual.

    As versões básicas Trendline e Comfortline são confortáveis, mas não empolgam pelo desempenho. Já o Highline é um carro excepcionalmente prazeiroso para dirigir

    Por dentro, há um novo conjunto de instrumentos, com aparência circular, um mostrador central colorido multifuncional (no Highline), uma nova geração de volante, novos detalhes no console central, acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca do câmbio, novos frisos cromados ao redor dos controles do sistema Climatronic, novos controles das saídas de ar e iluminação ambiente (maçanetas e assoalho dianteiro).

    O topo de linha Highline traz direção com assistência elétrica, rádio RCD510 com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5 polegadas, 8 alto-falantes, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico e rodas com 17 polegadas, entre outros. A versão é equipada com seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo –, bloqueio do diferencial (EDS) e controle de estabilidade (ESC).

    Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar panorâmico, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade. O módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment RNS315 com navegação integrada, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.

    Trendline – a novidade do ano

    A versão de entrada Trendline estreia trazendo uma série de acessórios incorporados, como bancos revestidos em tecido preto, direção com assistência hidráulica, ar-condicionado Climatic, rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.

    Outros itens são o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de som RCD320G (CD Player, entrada USB e conexão Bluetooth), iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância, freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem), controle de tração (ASR) e quatro airbags: dois frontais e dois laterais.

    Comfortline

    A versão intermediária agrega aos equipamentos da Trendline o novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia, acabamento interno em native (oferecido nas tonalidades preta e bege), rodas de liga-leve de 16” e piloto automático. Também é de série o sistema de som RCD 510 com tela colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque (touchscreen) e seis alto-falantes.

    Publicado em 08/03/2015


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