Home > Notícias > Volkswagen ultrapassa a GM e lidera mercado chinês
  • Notícias
  • Volkswagen ultrapassa a GM e lidera mercado chinês
  • Vendas do Grupo Volkswagen na China chegaram a 3,27 milhões de carros em 2013. Mercado é chave na disputa pelo primeiro lugar em vendas no mundo
  • Por Jorge Meditsch

    O Grupo Volkswagen superou as vendas da General Motors na China e

    foi a empresa estrangeira líder no mercado do país em 2013.

    Segundo dados revelados pelo grupo alemão, as marcas Volkswagen, Porsche, Audi e Skoda totalizaram vendas de 3,27 milhões de unidades no maior mercado mundial de veículos.

    A General Motors anunciou ter entregue na China 3,16 milhões de carros no ano passado.

    As duas empresas contabilizam suas vendas na China de forma diferente: a VW inclui dados referentes a Hong Kong, que a GM não contabiliza. Por outro lado, a GM conta as vendas de veículos comerciais, que o Grupo VW não inclui nos resultados divulgados.

    Para a VW, a superação da GM na China é importante para que possa atingir sua meta de atingir em 2018 o primeiro lugar mundial em vendas de veículos.

    Desempenho da Audi foi importante para os resultados da VW. A marca aumentou as vendas na China em 23 por cento e lidera o mercado de luxo no país

    Panorama favorável

    Apesar da China já ser o maior mercado mundial para automóveis, continua a ser o país que maiores oportunidades de crescimento oferece para a indústria. Apenas seis por cento dos chineses possuem carros, enquanto, nos Estados Unidos, segundo maior mercado, 80 por cento da população é motorizada.

    A Volkswagen pretende investir na China 18,2 bilhões de euros até 2018 para tentar dobrar suas vendas no país.

    Um dos grandes sucessos do Grupo VW na China, no ano passado, foi obtido pela Audi, que tornou-se a marca de luxo mais vendida no país, aumentando suas vendas em 23 por cento. A Audi vai produzir localmente o A3 a partir deste ano e, com isso, espera ampliar ainda mais sua participação no mercado.

    Planos da GM

    A General Motors havia liderado o mercado chinês por oito anos consecutivos, até 2012. O grupo americano investirá US$ 11 bilhões no país até 2016 para expandir a linha de veículos de baixo custo da marca Baojun já em 2014 e lançar nove modelos novos ou remodelados de SUVs nos próximos quatro anos.

    No ano passado, o mercado chinês absorveu um total de 22 milhões de veículos. Para 2014, as previsões são de que as vendas possam chegar a 24 milhões.

    Publicado em 11/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados