Home > Notícias > Renault vende operação na Rússia por um rublo, mas pode voltar
  • Notícias
  • Renault vende operação na Rússia por um rublo, mas pode voltar
  • Fabricante francesa estava no país desde 2008, associada à AvtoVAZ
  • Por J. Meditsch

    A Renault anunciou ontem ter chegado a um acordo com o governo russo para abandonar suas atividades no país. A fabricante francesa abriu mão de sua participação de 68% na AvtoVAZ, segundo fontes pelo preço simbólico de um rublo. O acordo prevê, porém, que a Renault poderá voltar a país dentro de alguns anos.

    Saída é resultado de pressão do governo francês devido à invasão da Ucrânia.

    A Renault cedeu seus direitos ao NAMI, um instituto de pesquisas automotivas baseado em Moscou. O NAMI vai manter em operação as duas fábricas da AvtoVAZ. A Renault poderá recomprar sua participação dentro de seis anos.

    A Rússia é o segundo maior mercado da Renault, após a França, respondendo por aproximadamente 10 por cento de suas vendas mundiais. A parceria da Renault com a AvtoVAZ iniciou em 2008, transformando a associada russa na maior fabricante do país, com mais de 500 mil carros entregues por ano.

    Em março passado, a Renault suspendeu as operações de sua fábrica em Moscou, segundo algumas fontes por pressão do governo francês devido à invasão russa na Ucrânia. O governo francês tem 15 por cento de participação na empresa e participa do conselho de administração.

    Publicado em 17/05/2022


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados