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  • Duster Iconic 2021 traz boas mudanças, mas o mesmo motor
  • A versão topo de linha do Duster chama a atenção nas ruas, mas não entusiasma pelo desempenho. O preço, que passou de R$ 87 mil em março para R$ 106 mil em junho, pode assustar potenciais compradores
  • Por Jorge Meditsch

    A versão Iconic da linha 2021 do Renault Duster chama a atenção nas ruas e estacionamentos. Principalmente com o pacote exterior opcional (R$ 2.300 extras), que inclui proteções plásticas pretas nas caixas de rodas e laterais e no para-choques dianteiro, que inclui faróis de milha algo salientes, com moldura retangular.

    Embora menos visíveis nas outras versões, houve muitas modificações no SUV urbano da Renault. O capô está mais elevado e tem vincos bem pronunciados, que dão vigor à aparência da dianteira. O para-brisa é mais inclinado, há luzes diurnas em LED, e as lanternas traseiras têm uma nítida inspiração nas do Jeep Renegade.

    Internamente, o Duster mudou muito. O painel é mais alto e, embora o quadro de instrumentos mantenha o design tradicional, com dois mostradores redondos, o conjunto está mais horizontalizado. O volante com três raios duplos é bem ergonômico e tem comandos instalados de fácil acionamento. A tela central de 8 polegadas está bem ao alcance do motorista e, além de permitir mexer nas mais diversas configurações do veículo e acessar e espelhar o celular, também mostra aas imagens da câmera de ré e das outras três câmeras que descortinam um panorama de 360º ao redor do carro.

    A direção tem ajustes de altura e profundidade, o que ajuda a encontrar um posicionamento ideal e personalizado para o motorista. Na versão Iconic, o Duster oferece chave de proximidade, que pode ser levada o tempo todo no bolso (ou bolsa). A partida do motor é através de botão.

    Um novo motor, com cerca de 170 cv, deve chegar até o final do ano. Mas qual será o preço da novidade?

    Falta vitamina

    O motor do Duster não mudou. É o mesmo 1.6 aspirado com 120 cv, amparado pelo câmbio CVT. A combinação resolve bem na cidade, mas não consegue elevar a pulsação do motorista na estrada, principalmente em subidas. Segundo a fábrica, o Duster atinge 100km/h em cerca de 14 segundos. Um toque retrô: ainda persiste o tanquinho de gasolina para partida a frio.

    Um novo motor, possivelmente 1.3 litro turbo, está previsto para o final do ano. Deverá ter em torno de 170 cv, o que dará vigor ao carro. Mas o preço deverá ficar mais alto, sabe-se lá quanto.

    A direção agora é elétrica, a melhor solução para a maioria dos veículos – ajuda a diminuir o consumo e é leve e precisa. A suspensão está melhor também, embora ainda transmita um pouco de vibração quando o asfalto é mais áspero. A carroceria não rola muito, diminuindo a sensação de insegurança em curvas fechadas comum a muitos outros utilitários esportivos.

    Preço

    A versão Iconic tem preço base de R$ 106,4 mil. Quando a linha 2021 foi lançada, em março, era oferecida por R$ 87.490. A versão que experimentamos, com o acréscimo da pintura marrom metálica, bancos com revestimento semelhante a couro e o pacote exterior Outsider custa R$ 112.400. O salto no preço tem várias explicações – cotação do dólar, preço dos sistemas eletrônicos etc. Mas mostra porque está cada vez mais difícil para a classe média encontrar um carro que atenda às suas aspirações por um valor que caiba no orçamento.

    Publicado em 28/06/2021

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