Home > Notícias > Seminovo precisa de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos
  • Notícias
  • Seminovo precisa de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos
  • Ficar atento ao desgaste das peças dos veículos e realizar revisões preventivas são a melhor maneira de manter o veículo em boas condições e evitar gastos elevados levando à oficina apenas quando o problema já comprometeu o funcionamento de algum componente.
  • Por DINO

    A frota circulante de veículos no Brasil é a sexta maior do mundo, com 45,9 milhões de unidades, conforme estudo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), com idade média de 9 anos e oito meses. Para manter o veículo seminovo nas mesmas condições e obter a mesma performance com segurança, é recomendável realizar a manutenção preventiva como determina o manual do fabricante. "Deixar de fazer as revisões periódicas de forma preventiva, além de tornar mais cara a reparação já que um componente comprometido afeta outras peças do veículo, pode também prejudicar o funcionamento e desempenho de outros componentes", alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

    A recomendação é ficar sempre atento à manutenção do veículo e verificar periodicamente diversos itens do motor e da suspensão, por exemplo. Parte do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis não só pelo conforto, mas também segurança dos ocupantes. "Amortecedores desgastados prejudicam o conforto e a segurança podendo provocar a perda de controle do veículo.

    Há outros itens, entre eles, filtros de óleo, óleo do motor, filtros de combustível, de ar e de cabine que merecem atenção. "O óleo do motor tem como função lubrificar as peças e, assim, evitar o atrito entre componentes móveis, o que resultaria em aquecimento e até fundição do motor", adverte. Já o filtro de combustível serve para reter impurezas contidas no combustível. "Negligenciar a manutenção deste item pode resultar em saturação do filtro e prejudicar o rendimento e consumo do veículo", explica.

    O motor ainda depende de outro filtro para o seu bom funcionamento, o do ar, que impede que micropartículas penetrem no sistema de alimentação durante a fase aspiração desse ar que vai compor combustão. Caso isto ocorra, pode, por exemplo, haverá um desgaste prematuro de cilindros é anéis de segmento.

    Ainda é necessário ter atenção com o filtro de cabine, essencial para assegurar que fungos e ácaros não venham prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.

    Além destes componentes, há outros diversos itens que devem ser revisados na hora da manutenção preventiva, por isso é mais seguro consultar o mecânico de confiança. Para saber mais informações sobre esta dica de manutenção e outras, basta acessar o blog da Nakata https://blog.nakata.com.br/manutencao-do-carro-o-que-voce-precisa-para-dirigir-com-seguranca/)

    Sobre a Nakata Automotiva:

    A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

    Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

    Publicado em 27/07/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados