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  • Volkswagen adota novo modelo de vendas na Alemanha para a família ID
  • Consumidor comprará direto da fábrica e concessionárias atuarão como agências, cuidando de serviços como test-drives e entrega dos veículos
  • Por Jorge Meditsch

    A Volkswagen implantou um novo modelo de vendas na Alemanha para o lançamento do seu veículo totalmente elétrico ID.3. Segundo um acordo firmado por todas as concessionárias do país, as revendas passam a assumir o papel de agentes no processo de vendas a clientes individuais e pequenas empresas. Em coordenação com a Volkswagen, eles cuidam da aquisição, assistência nas vendas, organização de test drive, processamento da transação e entrega do veículo.

    O concessionário é escolhido pelo cliente no início do processo de venda e recebe a comissão e bônus correspondentes a um negócio feito no showroom, mesmo se o veículo for comprado online diretamente da Volkswagen. A Volkswagen decide o preço do veículo, eliminando assim negociações de valores pelas revendas.

    A implantação do novo sistema foi aprovada por 100 por cento dos concessionários alemães.

    Segundo Holger B. Santel, chefe de Vendas e Marketing da VW na Alemanha, comentou: "Todos os nossos parceiros estão 100% envolvidos nessa mudança. Com o modelo de agência, do ponto de vista do cliente, a Volkswagen e os revendedores tornam-se uma unidade. E essa experiência de compra contínua e coordenada em todos os pontos é exatamente o que nossos clientes querem."

    A Volkswagen também assume a responsabilidade sobre o financiamento do veículo e o risco do valor residual. Como explica Santel: "O concessionário não precisa mais financiar veículos antecipadamente. Nós também assumimos o custo do estoque e os custos associados aos veículos do showroom.

    Para Dirk Weddigen von Knapp, presidente da associação de parceiros da Volkswagen e Audi, "o modelo de agência traz um alívio financeiro significativo para os concessionários, e isso é especialmente importante neste momento. Nossos parceiros podem assim focar no que torna o varejo indispensável: atenção pessoal e competente ao consumidor. Estou muito contente por todos os parceiros terem assinado o acordo redigido em conjunto com eles. Isso confirma nossa grande a confiança no modelo de agência e em nossa associação."

    O modelo de agência também atende à crescente demanda do cliente por poder trocar sem dificuldades entre os canais online e offline durante todo o processo de negociação. Dados disponíveis sobre o cliente e seu veículo são usados, com autorização do cliente, para comunicação individualizada e consistente ao longo de todos os pontos de contato. O processo de configuração também está sendo simplificado: são necessários apenas dez cliques para configurar todo o veículo.

    Publicado em 22/05/2020


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