Home > Notícias > Cuidados essenciais com a lataria e pintura do carro
  • Notícias
  • Cuidados essenciais com a lataria e pintura do carro
  • A pintura do carro precisa de cuidados especiais para manter o brilho durar mais tempo.
  • Por DINO (Curitiba)

    Quem tem um veículo sabe como é triste ver a pintura da lataria danificada. Isso compromete a beleza do carro e consequentemente, sua valorização. Deixar o automóvel exposto ao sol ou chuva, dejetos de pássaros e sujeiras por muito tempo são os principais fatores que prejudicam a pintura.

    "Sempre que realizamos o reparo e pintura de um veículo, indicamos alguns cuidados que vão passam por uma aparência bonita, mas também uma questão de investimento. Manchas e imperfeições, como riscos e amassados, desvalorizam muito o carro. Então, para uma venda futura, isso vai contar muito na negociação", destaca André Barboza, diretor geral da Oficina Jocar.

    Mesmo para quem não deseja vender o carro, permanecer com a lataria danificada não passa uma boa impressão. É importante que todo proprietário e motorista se atente a como manter então o veículo com uma pintura sem defeitos, possibilitando sua beleza e conservação por mais tempo.

    Por isso, alguns cuidados são essenciais para quem deseja garantir uma pintura tão bonita que permita um perfeito reflexo na lataria. Vale conferir:

    Limpeza

    A primeira é uma das mais importantes dicas: lavar o carro constantemente e com muito cuidado.

    Além de garantir uma aparência mais bonita, evita acúmulo de partículas que podem causar danos, dependendo da substância que contém na sujeira que ficou no veículo. No entanto, vale ressaltar que cuidados com materiais e produtos para limpeza também são imprescindíveis para evitar o estrago da pintura.

    Para poeiras e sujeiras mais "leves" e fáceis de limpar, o mais indicado é somente água morna e uma flanela limpa. Já para sujeiras mais grossas ou que "grudam" mais, produtos específicos para carros como shampoos e alto brilho são os mais indicados.

    Polimento

    O polimento é diferencial muito grande no cuidado com a lataria e a pintura do veículo. Ele se dá através da aplicação de uma cera no veículo, seguido pelo polimento, ambas as atividades através do uso de equipamento específico, que deve ser realizado por profissional qualificado.

    Esse processo retira riscos de menor intensidade e cria uma película que protege a lataria contra água, sujeiras e riscos mais suaves.

    Sem dúvidas, é um investimento que compensa ser feito na conservação do carro, já que seus resultados e durabilidade são muitos frente ao investimento.

    Cuidado ao estacionar

    "Sempre que realizamos o reparo e pintura de um veículo, indicamos alguns cuidados que vão passam por uma aparência bonita", André Barboza, da Oficina Jocar.

    Parece simples, mas muitos dos pequenos reparos no veículo são resultados de danos decorrentes de locais em que está parado o carro. Antes de estacionar, certifique-se de que está longe de construção, árvores ou profissionais cortando grama.

    Deixar o carro próximo a uma construção, significa deixar o veículo perto de um possível intenso movimento de pessoas ou veículos na obra, o que por si já representa uma certo perigo de avarias. Além disso, é importante estar atento ao fato que respingos ou mesmo queda de materiais como argamassa ou cimento por exemplo, pode gerar danos de maior complexidade.

    Já quanto a estacionar embaixo ou próximo a árvores, o risco de avarias é causado por sementes, galhos ou seiva que podem se desprender da planta a qualquer momento, caindo livremente sobre o que estiver embaixo. Além disso, vale ressaltar que as árvores são redutos naturais dos pássaros, que podem a qualquer momento gerar detritos sobre o carro.

    No caso de profissionais trabalhando no corte de grama nas calçadas, é importante a remoção do veículo pois mesmo com telas protetoras, pequenos detritos, como pedras ou mesmo madeiras podem ser lançados contra o veículo involuntariamente. Portanto, cuidado com eventuais jardinagens que estejam sendo feitos perto do seu carro. Pode valer a pena remover o automóvel de lugar.

    Chuva

    Deixar o carro na chuva para tirar aquela poeira básica… quem nunca? Essa é uma estratégia utilizada por muitas pessoas. Porém é vital considerar que esse tipo de ação não remove sujeiras mais profundas e que por isso não é recomendada para uma perfeita conservação do veículo.

    Além disso, água da chuva pode trazer outras consequências ao automóvel, como chuva-ácida, onde na água da chuva constam ácidos corrosivos, que podem manchar ou mesmo danificar as primeiras camadas da pintura.

    Outro ponto importante a se considerar é que eventualmente, junto da chuva, podem vir granizos sobre o carro, o que em muitos casos acarreta amassados leves ou profundos, que muitas vezes necessitam de martelinho de ouro ou até mesmo de retoque na funilaria para manutenção.

    Portanto, sempre que possível, é preciso preservar e evitar deixar o carro na chuva. Não vale descuidar disso.

    Repintura

    Se mesmo depois dessas dicas e cuidados ainda aparecer riscos ou imperfeições no veículo, leve-o a uma Oficina Especializada para fazer um pequeno reparo.

    Muitas vezes, um simples polimento pode resolver o problema e evitar a remoção total da pintura. Fica a dica para quem gosta de andar com o carro sempre bonito e sem arranhões ou amassados.

    "Aqui na Oficina Jocar realizamos qualquer tipo de serviço na lataria e pintura do veículo: desde polimento até reparos maiores como amassados ou grandes sinistros", esclarece André Barboza.

    Serviço:

    Publicado em 29/04/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados