Home > Notícias > Revisão de freio exige checagem para verificar o estado do disco de freio, pastilhas e lonas
  • Notícias
  • Revisão de freio exige checagem para verificar o estado do disco de freio, pastilhas e lonas
  • Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP, reparador que se destacou na promoção da Nakata com dicas premiadas, orienta que a revisão seja feita desde a medição do disco de freio, verificação de lonas até o pré-assentamento das pastilhas.
  • Por DINO

    As pastilhas de freio do veículo merecem alguns cuidados na hora da manutenção. "Na hora da troca das pastilhas, é preciso ter cuidado para que não resulte em barulho", relata Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP, mecânico premiado como Fera do Ano na promoção Feras da Oficina Nakata.

    Antes de realizar o pré-assentamento das pastilhas, Neves recomenda, inicialmente, fazer uma revisão geral no sistema de freios. "É preciso verificar se não há algo solto, quebrado, se existem trincas ou fissuras e efetuar a medição do disco de freio para identificar se está abaixo da dimensão mínima recomendada. Se estiver abaixo, o disco deve que ser trocado", alerta.

    Na checagem do freio traseiro, ele sugere analisar se há comprometimento das lonas, pois se desgastada pode gerar sobrecarga no freio dianteiro.

    "As pastilhas não devem ser desbastadas, pois este processo não elimina o chiado." Neves explica isso é mito e que apenas retarda o efeito. "A parte central será superaquecida, ocasionando, assim, a perda de garantia da peça", complementa.

    Ele lembra também que antes de empurrar o êmbolo de volta para colocar a pastilha nova, é preciso abrir o parafuso de sangria para facilitar o serviço, principalmente em veículos com ABS.

    Na revisão, é importante ainda regular o freio de mão, trocar o fluido de freio e usar um coletor para fazer o descarte adequado e, para não apresentar chiado, necessário comprar peças de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

    Para fazer o pré-assentamento, Neves indicar dar uma volta com o veículo numa via, de preferência, com baixo trafego, acelerar o veículo até 60 km por hora e frear até praticamente pará-lo. "Repita a operação por três vezes. Se não ouvir nenhum chiado, o serviço ficou perfeito", finaliza.

    Para assistir, basta se inscrever no canal da Nakata no YouTube www.youtube.com/componentesnakata, onde há diversas séries de vídeos relacionados à manutenção do veículo, além desta série Feras da Oficina, que oferece esta dica sobre a revisão de freios e a importância do pré-assentamento de pastilhas para eliminar ruídos e garantir a segurança do veículo.

    Sobre a Nakata Automotiva:A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

    Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

    Publicado em 31/03/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados