Home > Notícias > Brasileiro que viaja há 4 anos de bicicleta pelas Américas está em isolamento social na fronteira do México com os EUA
  • Notícias
  • Brasileiro que viaja há 4 anos de bicicleta pelas Américas está em isolamento social na fronteira do México com os EUA
  • Luis Cunha, que tem um canal no YouTube, pedalou 30.000 Km nos último 4 anos, tendo como objetivo final os EUA; viagem dará origem a um livro sobre a aventura
  • Por DINO (São Paulo, SP)

    Depois de pedalar por 4 anos pelas estradas das Américas, com apenas uma mochila e alguns equipamentos em sua bike, o ciclista brasileiro Luis Antonio Soares da Cunha, de 27 anos, está próximo de atingir seu objetivo: chegar à Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, mesmo estando na fronteira com os EUA, os planos terão que ser adiados, pelo menos por algumas semanas, devido ao coronavírus (covid-19).

    Por conta da pandemia, o cicloviajante e youtuber (que apresenta o canal A vida virou um risco no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCXmABs12Tc1LK9tpzMDi_wA) está na cidade de Mexicali, no México, no chamado isolamento social (quando as pessoas evitam sair de casa para não ter contato com outros moradores e assim evitar a contaminação).

    "Há um forte impacto na economia da região (que tem grande participação do turismo), pois o acesso à fronteira dos Estados Unidos está com restrições para os turistas, o que gera um clima de incerteza muito grande", conta Cunha, que cruzou mais de 400 km de deserto antes de realizar esta parada forçada. O brasileiro não contraiu o vírus e está hospedado na casa de um amigo que é médico.

    Nos último anos, Cunha tem realizado uma viagem ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa. Ele faz questão de utilizar materiais recicláveis e manter intactos os locais por onde tem passado. Ao longo do percurso ele promoveu dezenas de palestras para os moradores das cidades visitadas, com o tema Uma viagem pelos confins da América.

    "O turista precisa ter a consciência da preservação do meio ambiente, causando o mínimo impacto ambiental e garantindo que as futuras gerações tenham o direito de conhecer as mesmas paisagens deslumbrantes e a peculiaridade cultural de cada região", destaca. Sua aventura começou em 2016, quando ele, que é formado em desenho industrial, deparou-se com um mercado de trabalho difícil no Brasil e uma vida sem muitas perspectivas. Surgiu, então, a ideia de fazer essa viagem e realizar seu sonho de conhecer as Américas. Luis abraçou a chance e, desde então, tem conhecido novas culturas, em uma viagem por paisagens magníficas e, ao mesmo tempo, cheia de surpresas.

    Há um forte impacto na economia da região (que tem grande participação do turismo), pois o acesso à fronteira dos EUA está com restrições para os turistas

    Depois de passar por diversas cidades e lindas paisagens do Brasil, ele avançou pelo Uruguai, cruzou a fronteira com a Argentina de leste a oeste pelos pampas e montanhas, pedalou pelo deserto do Atacama, no Chile, conheceu os impressionantes contrastes paisagísticos e sociais na Bolívia. Regressou, então, ao Brasil pelo centro-oeste, em 2017, e pedalando por Rondônia e Acre, chegou ao Peru, país que percorreu de ponta a ponta pelas montanhas e vales amazônicos.

    Na sequência, percorreu o Equador pelas montanhas andinas e pela costa, viajou pelo oeste colombiano até seguir de barco para o Panamá, onde pedalou rumo às lindas praias da Costa Rica. Depois, na Nicarágua, entrou pelas montanhas. Após percorrer muitos quilômetros, passou por lagos, vulcões e serras até chegar ao belo Caribe hondurenho. De volta às montanhas, Luis viu a grandiosidade do império Maia, ao visitar a antiga cidade de Copán, Honduras, onde estão as obras de arte mais complexas dessa misteriosa civilização.

    Passando por planaltos e vulcões da Mesoamérica, viajou pela Guatemala rumo ao México, entrando por Chiapas para ver suas belas paisagens e caudalosos rios. Pelos caminhos maias chegou até o Estado de Quintana Roo e descobriu um novo mundo de rios subterrâneos e a rica cultura da península de Yucatán. Seguindo pelo golfo do México pedalou centenas de quilômetros pelos estados de Campeche e Tabasco debaixo de sol forte até chegar em Veracruz, terra de abundantes águas e densa vegetação. Ao ritmo Jarocho, Luis seguiu caminho pelas serras de Oaxaca, conhecendo rastros de diversas civilizações mesoamericanas como os chinantecos e zapotecos. Agora segue cruzando os Estados mexicanos de Guerrero, Michoacan e Jalisco, para chegar à California, nos Estados Unidos.

    "Viajar com apenas alguns pertences amarrados a uma bicicleta não é fácil, mas é uma experiência única", explica Cunha, que busca estar sempre em contato com a população dos locais que visita, compartilhando experiências genuínas e absorvendo o máximo de conhecimento possível. "Ao chegar aos povoados e cidades, as pessoas oferecem muito apoio, por isso mantenho toda a documentação do meu trabalho online e gratuita para que todos possam conhecer as diferentes paisagens da América, sua gente, costumes e a situação econômica e social", destaca.

    Para ajudar a financiar sua viagem, ele também recebe, por meio de seu site, contribuições dos internautas. Como forma de retribuição, oferece belos postais, ilustrações originais e fotografias das belas paisagens por onde passou. Toda a documentação dessa viagem pode ser acompanhada em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCXmABs12Tc1LK9tpzMDi_wA), no site (https://umrisco.wordpress.com/) e nas redes sociais de Luis (http://www.fb.com/umrisco e http://www.instagram.com/avidavirouumrisco), com belas fotos e muitos depoimentos (em português e espanhol).

    Website: https://www.youtube.com/channel/UCXmABs12Tc1LK9tpzMDi_wA

    Publicado em 30/03/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados