Home > Notícias > Chegou o Rio - boas vindas
  • Notícias
  • Chegou o Rio - boas vindas
  • Fazia muito tempo que o hatch da Kia era esperado. Ele chega com bom pacote de equipamentos e preço competitivo
  • Por Claudio Larangeira

    Demorou, nas finalmente a Kia Motors lançou no Brasil o Kia Rio. A intenção de trazer esse modelo existia desde sua primeira versão no ano 2000. Ele foi apresentado no salão de São Paulo duas vezes mas, só agora, neste início de 2020 teremos o modelo nos revendedores.

    Oitenta jornalistas especializados puderam testar essa semana, as duas versões da quarta geração do Kia Rio, fabricado no México, na fábrica de Pesquería. As duas versões disponíveis para o Brasil, são o LX por R$69.990,00 e uma EX por R$78.900,00, ambas com garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros.

    O Kia Rio é um dos modelos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde o ano de 2000.

    TEST DRIVE

    Mesmo andando muito pouco com o carro, (nosso teste cobriu uma distância apenas 10 quilômetros, nas imediações do Aeroporto de Guarulhos) deu para sentir algumas características do veículo.

    Nota-se que o Kia Rio foi pensado em função de conforto. As retomadas são suaves, mas um pouco lentas. A direção é leve e precisa. As trocas das marchas são suaves e o ruído interno é bem baixo, mostrando um bom isolamento acústico.

    MOTOR E CÂMBIO

    O motor é o mesmo 1,6 litro usado pela Hyundai no Brasil. Uma opção turbinada tornaria o Rio muito mais atraente

    O Kia Rio vem equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT).

    Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.

    DIMENSÕES

    O Kia Rio tem 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros.

    SEGURANÇA

    Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do KIA RIO incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, airbags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.

    Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.

    Publicado em 30/01/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados