Home > Notícias > O que é um Sistema de Exaustão para Gases de Escapamento?
  • Notícias
  • O que é um Sistema de Exaustão para Gases de Escapamento?
  • O sistema de exaustão de gases de escapamento facilitam na manutenção das instalações e estações de serviços de veículos, sejam elas direcionadas a motos, carros, caminhões e até mesmo tratores.
  • Por DINO (São Paulo/SP)

    Um dos maiores segmentos do mercado brasileiro é o automotivo. Nele, estão desde as indústrias que fabricam os veículos até as oficinas mecânicas, responsáveis pela manutenção de carros, motos, ônibus, caminhões e tratores.

    É pensando neste segmento que destacamos a importância e necessidade da utilização de um sistema de exaustão para gases de escapamento.

    Assim, toda vez que os veículos com motor a combustão forem ligados nestas indústrias e oficinas, principalmente em ambientes fechados, o sistema se encarregará de captar os gases tóxicos diretamente em sua fonte de emissão: o escapamento.

    São esses gases que comprometem a qualidade do ar e podem causar acidentes por asfixia ou doenças ocupacionais a longo prazo.

    -Riscos provocados pela emissão de gases de escapamento Por serem quase inodoros, é praticamente impossível perceber em poucos segundos a liberação dos gases de escapamento pelos veículos. Então, na maior parte dos casos, os trabalhadores só sentem a presença dos gases no ar quando a contaminação já está em fase mais avançada.

    Em um curto período de tempo as emissões dos veículos chegam a níveis altamente tóxicos, provocando sintomas como:

    - Náuseas;- Tonturas; - Ardência nos olhos;- Mal-estar e até mesmo a perda da consciência.

    Além de prejudiciais para o sistema respiratório, os gases liberados por veículos em funcionamento são carcinogênicos a longo prazo, especialmente no caso de motores à diesel.

    -Como ocorre a emissão de gases e como um sistema de exaustão de gases pode ajudar? A emissão de gases nas estações de trabalho, como as áreas de teste de veículos nas industriais automobilísticas, ocorre quando um veículo movido a motor queima combustível.

    Logo, durante a emissão de gases na atmosfera, milhares de partículas (fuligem) são liberados, carregando agentes tóxicos - como o benzeno, arsênico e formaldeído - que contaminam o ar. Além disso, a intensa emissão de CO2 causa dificuldades respiratórias e, no limite, asfixia.

    Como os trabalhadores podem estar expostos frequentemente a esses gases tóxicos, a consequência são inúmeras. Já para as empresas, a perda de produtividade, perda financeira e a rotatividade de colaboradores se tornam grandes problemas com tantos riscos de contaminação iminentes.

    Sendo assim, os sistemas de exaustão de gases de escapamento projetados pela Nederman têm a função de captar esses gases tóxicos na fonte de emissão, ou seja, na extremidade do tubo de escapamento e conduzi-los ao ambiente externo onde não representam maiores riscos.

    -Conte com o sistema de exaustão de gases de escapamento da Nederman! A Nederman, especialista em soluções e produtos para tratamento do ar industrial, desenvolveu um sistema de exaustão de gases de escapamento capaz de facilitar, inclusive, a manutenção das instalações e estações de serviços de veículos, sejam elas direcionadas a motos, carros, caminhões e até mesmo tratores.

    A solução criada pela Nederman oferece ainda uma redução dos danos causados nos componentes eletrônicos de equipamentos das estações de trabalho, pois com a adequada extração de gases, evita-se que a fuligem atinja e prejudique estes itens.

    Entre os principais produtos e soluções comercializados pela Nederman estão: - Extrator simples - Carretel de exaustão por mola ou motor- Bocais de exaustão- Sistema de trilhos de exaustão - Carretéis de cabos e mangueiras para fluidos e alimentação- Unidades de jateamento  Todos esses equipamentos podem ser conferidos no site da Nederman. Acesse e saiba mais!

    Website: https://www.nederman.com/pt-br/

    Publicado em 28/08/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados