Home > Notícias > Toro muda pouco e ganha nova versão básica
  • Notícias
  • Toro muda pouco e ganha nova versão básica
  • O mercado exige e, mesmo sem rivais à sua altura, a linha Toro passou por mudanças. As opções aumentaram e as mudanças são poucas
  • Por Jorge Meditsch

    Em time que está ganhando, não se mexe. Se a frase se aplica ao futebol, não vale para o mundo do automóvel. Mesmo com a Toro navegando de vento em popa, sem nenhum rival no seu segmento, os marquetólogos da Fiat promoveram algumas mudanças em sua gama.

    Uma delas tem importância: a introdução de um modelo com câmbio manual, voltado para o uso no trabalho, a Toro Endurance 1.8 Flex. Mais barata de toda a linha, ela custa R$ 92.990. A mesma versão, com acabamento e equipamento básico, é oferecida com câmbio automático, por R$ 6 mil a mais.

    As versões Endurance (também há uma opção diesel 2.0 4x4) trazem um bom conteúdo, incluindo, do lado mais visível, um santantônio e protetor para o vidro traseiro.

    Overbumper

    Uma das melhores ideias no mercado das picapes, a Toro (que a Fiat gostaria de ver chamada no masculino “o” Toro) nasceu com um design forte e bem resolvido. Por isso, na hora de mexer no time vitorioso, o departamento de design da fabricante optou por não comprometer o original. Só para dizer que fez alguma coisa, aplicou um falso quebra-mato ao para-choque dianteiro, naturalmente batizado em inglês: o “overbumper”.

    Uma tentativa de ousadia é o pacote S-Design, disponível para a versão intermediária Freedom, tanto para a 1.8 Flex como para a 2.0 Diesel 4x4. Por módicos R$ 5 mil o comprador ganha itens como faixas adesivas no capô e na tampa da caçamba (estranhamente curtas na dianteira), emblemas especiais, santantônio e estribos pretos e pintura cinza nos espelhos externos. As rodas também são escuras. Por dentro, mais escurecimento, forração diferente nos bancos e apoio de braços com porta-copos.

    Ultra: para completar onze

    Até o final do ano chega mais uma versão, a Ultra, com motor diesel e câmbio automático. O modelo foi mostrado na apresentação da linha 2020 à imprensa, em Recife. Será a opção mais cara da Toro, evidentemente a melhor equipada. Mas sua grande novidade será a tampa rígida do compartimento de bagagem, a “dynamic cover”, que transforma a SUP (sport utility pick-up – uma nova classificação criada pela Fiat) num sedã improvisado. A tampa cria um enorme porta-malas, protegendo a carga dos ladrões. A inspiração parece vir direta das picapes transformadas que fizeram sucesso na década de 1980, como as SR, Engerauto, Brasinca e Sulam, entre outras. Como boa parte dos compradores das versões mais caras da Toro são urbanos, deve ter sucesso.

    Boa de estrada

    Fazia algum tempo que eu não guiava a Toro que, em seu lançamento, me impressionou muito bem pelo comportamento dinâmico. Desse ponto de vista, a picape não mudou nada: continua precisa, silenciosa e muito bem acertada nas curvas. A suspensão é bem confortável, mesmo em pisos irregulares.

    A versão manual, voltada para o uso no trabalho, amplia o mercado da Toro. No final do ano, chega a 11ª versão, a Ultra

    As versões a diesel são razoavelmente ágeis, mas as movidas pelo 1.8 Flex, apesar de serem adequadas para o uso urbano, sofrem nas rodovias. Em todos os modelos, há um ponto fraco, a manobrabilidade: o raio mínimo de curva é muito grande, o que acaba dando trabalho em manobras, principalmente ao estacionar em lugares mais apertados, como garagens de prédios, supermercados e shopping centers.

    Todo o time

    A linha Toro 2020 tem dez opções e uma variação de preços, da mais básica à mais equipada, de nada menos que R$ 67mil:

    - Toro Endurance 1.8 Flex MT5 - R$ 92.990

    - Toro Endurance 1.8 Flex AT6 - R$ 98.990

    - Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 129.990

    - Toro Freedom 1.8 Flex AT6 - R$ 109.990

    - Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design - R$ 114.990

    - Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 140.990

    - Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 S-Design - R$ 145.990

    - Toro Volcano 2.4 Flex AT9 - R$ 122.990

    - Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 152.990

    - Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4 –R$ 159.990

    Publicado em 18/07/2019

    Galeria Relacionada 18/07/2019 - Fiat Toro 2020

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados