Nem sempre o mais vistoso é o melhor. Foi o que aconteceu no último final de semana em Araxá: o carro de maior destaque no mais requintado encontro de automóveis antigos do Brasil foi uma Barchetta Ferrari 1952 com carroceria Vignale. Amarela, com design muito limpo e discreto, o carro considerado pelo júri como hors concours tem extraordinária importância histórica.
Apenas oito exemplares iguais foram fabricados pela Ferrari em 1952, destinados a competições. Até dois anos atrás, os registros da fábrica computavam a existência de apenas quatro – os outros carros teriam sido destruídos em acidente nas pistas. Mas a quinta Barchetta estava no Brasil, entre muitos outros carros enferrujados aguardando restauração.
A descoberta fez com que um representante da Ferrari viesse a São Paulo para autenticar o carro, que acabou voltando à fábrica para passar por uma completa (e milionária) restauração. Seu proprietário já teria recebido algumas propostas de peso para vendê-lo no exterior, mas pretende mantê-la no país.
Com filhote
Não bastasse atrair todas as atenções de quem admira carros antigos, no pátio do Grande Hotel, o carro vencedor do Troféu Roberto Lee, dado ao veículo considerado ‘best of the show’ ainda se apresentou com um ‘filhote’, uma bela versão em miniatura.
O grande vencedor do Brazil Classics Fiat Show 2014 foi um Bugatti 57 Stelvio de 1938. O raro conversível azul e preto foi comprado pelo atual proprietário totalmente desmontado e restaurado meticulosamente.
Esportivos pouco vistos
Outros modelos de destaque foram um Alfa Romeo 6C azul claro, de 1950, e o inglês Armstrong Siddeley Hurricane 1952. O Alfa premiado não pode ser considerado um dos modelos mais bonitos da marca italiana – grande e com um design um tanto pesado, ela tem um porte e um ar que se chocam um pouco com a imagem leve e esportiva associada aos Alfas mais populares. Entretanto, é rara, e mereceu o prêmio.
Já o Armstrong é um belo exemplar da era em que os esportivos ingleses mais brilharam, o início da década de 1950. Restaurado de forma impecável, o conversível verde-claro chamou bastante a atenção do público entre as centenas de carros expostos.
A voz do povo
Um carro singular, o checo Tatra 87 preto ocupou lugar de destaque, no corredor de entrada do evento. Um exemplo de tecnologia de ponta desenvolvida na década de 1930, o modelo tem motor V8 de 3 litros refrigerado a ar posicionado na traseira.
Grande, com espaço para cinco pessoas, o carro tem formas aerodinâmicas, acentuadas por um ‘leme’ vertical sobre o motor e grandes entradas de ar logo atrás das janelas traseiras. À frente, formas arredondadas e um farol central que se desloca para os lados com o movimento da direção.
O Tatra 87 atraiu a curiosidade do público e foi o carro mais votado na eleição aberta aos visitantes do encontro.
Publicado em 24/06/2014