Home > Notícias > Ecomondo Brasil: sucesso na realização da primeira edição e novidades para 2020
  • Notícias
  • Ecomondo Brasil: sucesso na realização da primeira edição e novidades para 2020
  • Foram três dias – de 21 a 23 de maio – de palestras com especialistas de alto nível, troca de experiências e exposição nos 150 estandes que levaram ao público uma visão integrada entre poder público, empresas e sociedade civil organizada para avançar nas questões ambientais no país, além de um excelente ambiente de negócios.
  • Por DINO (São Paulo)

    Com visitação de 14,5 mil pessoas, compondo um público qualificado e com grande interesse nos temas de meio ambiente, a primeira edição da Ecomondo Brasil consolida a feira como um dos grandes eventos do calendário brasileiro.

    Foram três dias - de 21 a 23 de maio - de palestras com especialistas de alto nível, troca de experiências e exposição nos 150 estandes que levaram ao público uma visão integrada entre poder público, empresas e sociedade civil organizada para avançar nas questões ambientais no país, além de um excelente ambiente de negócios. Também o público conferiu 80 horas de conteúdo nos cinco auditórios da feira. "A Ecomondo, já em sua abertura, comprova que o Brasil ainda tem muito potencial a ser desenvolvido nas questões ambientais e nos negócios", afirma Giulio Rossi, diretor da feira.

    Parceria de sucesso

    Esta edição foi realizada em conjunto com a Ecoenergy e a ExpoBiogás, em uma parceria exitosa. "A união dos esforços é boa para o mercado: os expositores têm relação entre si, podem criar networking e o maior beneficiado é o público, que consegue em uma só visita ver energia, meio ambiente, resíduos e demais assuntos correlacionados", frisa o diretor comercial da Cipa Fiera Milano e um dos principais organizadores da Ecoenergy, Rimantas Sipas.

    Debate qualificado

    Contando com especialistas de alto nível, as discussões sobre diversos temas do setor foram destaque desta edição. No dia 21 de maio, o encontro "Diálogos Abrelpe", realizado em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, trouxe a visão de representantes de diversos segmentos. Carlos Silva Filho, presidente da Abrelpe e coordenador do debate, apresentou o estudo "Panorama geral e perspectivas da recuperação energética no Brasil". As discussões tiveram ainda participação de Wanderley Baptista, da GEMAS-CNI (Confederação Nacional da Indústria), que falou sobre a parceria da indústria, e Cristiano Kenji Iwai, gerente da CETESB, que abordou o cenário regulatório.

    No segundo bloco, com mediação de Gabriela Otero, coordenadora técnica da Abrelpe, o painel teve apresentações de Ismar Assaly, diretor presidente da Foxx Haztec, André Tchernobilsky, diretor da ZEG Environmental, e Alexandre Citvaras, diretor de Meio Ambiente da Intercement.Ainda no primeiro dia, a Scania, empresa líder na produção de caminhões, ônibus e motores no Brasil e no mundo, apresentou ao público suas ambiciosas metas mundiais de sustentabilidade no painel "Driving the Shift", liderado por Paulo Morais, gerente de Projetos de Engenharia e responsável pela área de Corporate Management da companhia.

    Ecomondo Forum

    Um dos grandes destaques desta edição, o Ecomondo Forum promoveu debates com participação de grandes especialistas, como Ricardo Young, que ministrou a palestra magna do evento.Os debates contaram com as presenças de Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Cezar Augusto Capacle, representando Rogério Menezes, presidente da ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e mediação de Carlos Silva Filho, presidente da Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e vice-presidente do ISWA - The International Solid Waste Association, no primeiro bloco. Do segundo painel,com mediação de Tatiana Tucunduva P. Cortese, da Uninove e do IEA-USP, presidente do Comitê Científico da Ecomondo Brasil e coordenadora do Ecomondo Forum, participaram Marcelo Gomes, administrador e engenheiro civil pela UFSC, responsável por empreendimentos imobiliários inovadores como o Pedra Branca Cidade Criativa, Passeio Primavera, Mercadoteca e Centro de Inovação Acate Primavera, em Florianópolis-SC, e Cláudio Nascimento, diretor de Tecnologia de Olinda (PE), vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, conselheiro do Porto Digital em Recife e representante da OASC - Open & Agile Smart Cities no Brasil.

    Seminário ABiogás

    No último dia, o Seminário Técnico ABiogás promoveu discussões que refletiram sobre a viabilidade, a geração do biogás ou biometano no Brasil e sua distribuição. Além disso, foram debatidas as possibilidades de substituição do diesel pelo combustível renovável e a expansão em larga escala do biogás.

    Ilha de Reciclagem Automotiva

    Outra grande atração da Ecomondo Brasil foi a Exposição Interativa Reciclagem Automotiva, que mostrou todo o processo de reciclagem e recondicionamento de peças automotivas.O público teve a oportunidade de conhecer como o setor tem se aprimorado e pode ver dois exemplos no próprio espaço sobre como são feitos a reciclagem e o recondicionamento de automóveis. Um carro com peças desmembradas demonstra a reciclabilidade de cada componente e também há um caminhão em exposição.

    Fabio Rodrigues, expositor da feira, ficou surpreso com o que encontrou. "Achei a Ilha de Reciclagem muito legal. Vi o trabalho do pessoal da Renova. Achei muito bacana e organizado, eles estão com uma parceria com o Detran sobre peças homologadas. É um trabalho que existe há muito tempo, mas não com essa gestão e eficiência".

    Luiz Fernando Oliveira, Project Manager da Ecomondo Brasil, celebra a realização, fruto da parceria de grandes players do setor: "Agradecemos a todos os patrocinadores, ao INRA (Instituto Nacional de Reciclagem Automotiva), nosso grande parceiro nesse projeto, além da HDI, da Porto Seguro, Renova Ecopeças e da Copart. E vamos preparar uma Ilha da Reciclagem muito maior, com muito mais temas e conteúdos interessantes", diz.

    A Ecomondo Brasil surpreendeu positivamente visitantes e expositores. Além de apresentar soluções ambientais para o mercado industrial e contribuir para a atualização de conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais da área, a feira contemplou também um ambiente B2B, reunindo profissionais da indústria, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, centros de pesquisa e gestores públicos e privados.

    "Temos um grande desafio, que é preparar a edição de 2020, que será ainda melhor. Vamos nos aperfeiçoar, inclusive com algumas sugestões que recebemos por parte das pessoas que participaram", finaliza Luiz Fernando Oliveira.

    Para ler mais, acesse https://bit.ly/2KhdlTz

    Website: https://ecomondobrasil.com.br/

    Publicado em 29/05/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados