Home > Notícias > Empresários conquistam nicho do off-road com loja virtual de peças para um modelo específico da categoria
  • Notícias
  • Empresários conquistam nicho do off-road com loja virtual de peças para um modelo específico da categoria
  • A venda de peças automotivas se tornaram uma das principais categorias de produtos vendidos em lojas virtuais do segmento e vem movimento milhões em receita todo mês. Assim, expandiu a categoria para nichos específicos de marcas e modelos, como por exemplo, o Off Road.
  • Por DINO (Nova Friburgo, RJ)
  • Que a evolução da internet desenhou um panorama de consumo totalmente novo, não existe a menor sombra de dúvida. Inclusive para o mercado de automóveis, que observou oportunidades inéditas de negócio surgirem e crescerem a passos largos à medida que o comportamento dos compradores também mudava.

    A relação entre o universo automotivo e o ambiente digital é mais antiga do que muitas pessoas podem imaginar, tanto para carros zero quanto para seminovos e usados. O Mercado Livre – um dos e-commerces mais famosos da América Latina – é prova disso, já que as atividades do site tiveram início com peças para carros, em 1999.

    Com essa mudança no cenário e o aumento de negociações através da internet, muitas empresas de automóveis – concessionárias, revendedoras, entre outras – correram para garantir um lugar ao sol. Foi assim também com o setor de autopeças, que não ficou para trás e encontrou um meio favorável para se desenvolver ainda mais.

    O contexto é positivo especialmente para quem trabalha com peças para restauração de carros. Apesar da demanda existente, ainda é difícil encontrar componentes para veículos antigos em lojas físicas. Ou seja, ponto para os negócios online, que apresentam uma enorme vantagem sob essa perspectiva.

    Um proprietário de jipe off-road, por exemplo, tem muito mais chances de encontrar a peça que procura na internet. É o caso principalmente de quem possui modelos que foram descontinuados pela montadora, como o Toyota Bandeirante – um clássico 4x4 que teve a fabricação interrompida no ano de 2001.

    Bandeirante: o valente 4x4 da Toyota

    Ele é certamente um dos principais representantes do nicho de jipes off-road. Embora a marca tenha origem japonesa, o Toyota Bandeirante foi o primogênito da montadora instalada em território brasileiro. O carro com tração nas quatro rodas foi fabricado no país de 1962 a 2001, ano em que a fabricação foi descontinuada.

    O automóvel – famoso pelo porte robusto e pela durabilidade – conquistou uma legião de fãs durante as quatro décadas que foi produzido. De fato, a resistência sempre foi um dos aspectos mais notórios, além do incrível desempenho dentro e fora de estrada. Democrático, agradava quem quer que carregasse um espírito aventureiro.

    Atestando a longevidade do carro, ainda são muitas as pessoas que possuem o modelo na garagem. Assim, a interrupção na fabricação deu origem a uma nova demanda: encontrar as peças corretas para a restauração. Pouco tempo atrás, encontrar uma loja física ou um site especializado era realmente um desafio.

    Foi para atender a esse nicho específico que nasceu a Tração Mania, loja virtual de peças Toyota Bandeirante. São apreciadores de atividades ao ar livre, apaixonados por automóveis e profissionais de negócios, entre outros, que não abrem mão do utilitário.

    Segundo os fundadores do negócio, o público é formado aproximadamente por 80% de homens e 20% de mulheres, entre 35 e 54 anos. A concentração está no estado de São Paulo, com 24%, seguida pelo Rio de Janeiro, com 13%, e Minas Gerais, com 10%. Em seguida, aparecem Paraná e Rio Grande do Sul, com 8% e 7%, respectivamente.

    A aposta certeira no nicho de off-road

    Com apenas um ano de existência, a Tração Mania apresenta números surpreendentes. De acordo com a empresária Lourdes Marreto, as vendas somam mais de 11 mil produtos vendidos e a receita ultrapassou a marca de meio milhão de reais. Somente no primeiro ano de atividade.

    No primeiro trimestre de 2019, o volume de buscas por peças do modelo aumentou nada menos que 101,27% em relação ao período anterior. Já o crescimento mensal em buscadores girou em torno de 20%, o que mostra que o insight dos empreendedores foi certeiro.

    Com resultados tão promissores, o objetivo de Lourdes Marreto é continuar crescendo com Tração Mania e provar que – 18 anos depois – o Toyota Bandeirante ainda tem um dos melhores desempenhos da categoria.

    Website: https://www.tracaomania.com.br

    Publicado em 28/05/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados