Home > Notícias > Ecomondo Brasil 2019: com carro em exposição, Ilha da Reciclagem Automotiva traz alternativas legais e com vantagens ambientais para troca de peças
  • Notícias
  • Ecomondo Brasil 2019: com carro em exposição, Ilha da Reciclagem Automotiva traz alternativas legais e com vantagens ambientais para troca de peças
  • Exposição interativa para demonstrar o processo de reciclagem e recondicionamento de peças automotivas acontecerá dentro da Ecomondo Brasil 2019, de 21 a 23 de maio, na São Paulo Expo. Inédita no Brasil, a Ecomondo será realizada em parceria com a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. As inscrições estão abertas.
  • Por DINO (São Paulo)

    A Reciclagem Automotiva - Exposição interativa com o intuito de demonstrar todo o processo de reciclagem e recondicionamento de peças automotivas, que acontecerá dentro da Ecomondo Brasil 2019, de 21 a 23 de maio, na São Paulo Expo, vai mostrar ao vivo como é feita a reciclagem e o recondicionamento de automóveis. Um carro terá suas peças desmembradas para demonstrar in loco a reciclabilidade de cada componente.

    Inédita no país, a Ecomondo será realizada em parceria com a Ecoenergy - Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. O credenciamento para visitar a feira é gratuito. Basta acessar www.ecomondobrasil.com.br/credenciamento e preencher o formulário.

    O objetivo da Ilha da Reciclagem Automotiva, projeto desenvolvido em parceria com o INRA - Instituto Nacional da Reciclagem Automotiva, é fomentar a economia circular na reciclagem e remanufatura de peças, uma vez que com o aumento da frota de carros no Brasil e no mundo, torna-se crescente a preocupação sobre a destinação da chamada "sucata automotiva".

    Em diversos países, como Estados Unidos e Japão, a prática do reaproveitamento já é comum, com grau de reciclagem de mais 80% do total da frota. No Brasil, esse processo ainda é baixo, representando apenas 1,5% de sua frota, segundo avaliação do Sindinesfa (Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço). Além do benefício econômico que a atividade produz, a reciclagem automotiva também proporciona ganhos ambientais. Estima-se que um carro reciclado equivale a menos 3,700 kg de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Durante o processo de desmonte, fluídos e outros materiais que não podem ser aproveitados recebem uma destinação ambientalmente correta, diminuindo risco como o de contaminação do solo e da água. A reciclagem também soluciona o problema do abandono, que normalmente representa riscos para a saúde pública com a proliferação de doenças. Carros degradados e expostos ao tempo podem tornar-se criadouros do mosquito como o da dengue.

    Por ser o primeiro evento nesse modelo a ser apresentado no país, Luiz Fernando Oliveira, Project manager da Ecomondo Brasil, acredita que a iniciativa vai criar uma interatividade entre o público e as empresas. "Essa aproximação deverá favorecer o acesso as tecnologias, os visitantes vão entender um pouco mais sobre cada setor que está ligado direta ou indiretamente a esse mercado, para que possam trocar informações e, até mesmo, gerar novos negócios no âmbito da reciclagem", salienta.

    A Ilha da Reciclagem automotiva será uma oportunidade para atualização profissional técnica. Abrangerá diferentes etapas da cadeia produtiva, tendo como foco a sustentabilidade associada à geração de negócios.

    As perspectivas de Eduardo Santos, coordenador técnico da Ilha da Reciclagem Automotiva, para esta edição são excelentes. A ideia é estimular o público a entender as diferenças dos tipos e peças disponíveis no mercado e que não estão sendo ofertadas só peças novas genuínas ou novas paralelas, mas também as peças usadas com procedência (usada original), remanufaturada (original remam) e a recondicionada (original usada).

    Santos destaca que o evento possibilita mostrar o que cada uma dessas peças representa dentro desse mundo de reaproveitamento de autopeças sustentado por leis federal e estadual, rastreáveis legalmente, com origem comprovada e sustentável ecologicamente, além de ser economicamente viáveis aos usuários o que permite várias opções de escolha com preços acessíveis. "Desta maneira, pretendemos apresentar durante a exposição, de forma simples e objetiva, ao consumidor final as possibilidades de aquisição de autopeças; aos investidores um mercado promissor que vem crescendo e se regulamentando; e ao setor de usados o apoio às ideias de inovação e novos negócios", explica.

    Sobre a Ecomondo Brasil

    A Ecomondo Brasil tem como proposta apresentar soluções ambientais para o mercado industrial e contribuir para a atualização de conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais da área. As principais novidades e tendências deste ano incluem Gestão de Resíduos (Urbano, Industrial e Automotivo) e Energia (Biogás e Biomassa), em um ambiente B2B, atraindo profissionais da indústria, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, centros de pesquisa e gestores públicos e privados.

    O evento acontece simultâneo às feiras Ecoernergy e ExpoBiogás, no São Paulo Expo.

    Serviço:

    ECOMONDO BRASIL 2019

    Feira de Soluções Tecnológicas para Gestão da Sustentabilidade

    Data: 21 a 23 de MaioHorário: 13h às 20hLocal: São Paulo Expo - SP

    Rod. dos Imigrantes, 1,5km - São Paulo - SP, 04329-900

    Para mais informações, acesse www.ecomondobrasil.com.br

    Publicado em 17/05/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados