Home > Notícias > Veja cinco exemplos de como uma boa manutenção pode valorizar o seu seminovo
  • Notícias
  • Veja cinco exemplos de como uma boa manutenção pode valorizar o seu seminovo
  • Confira como que ela interfere diretamente no preço e pode impulsionar ou reduzir o valor
  • Por DINO
  • A venda de veículos seminovos é uma modalidade que está sempre em alta no mercado brasileiro. Apenas em 2018 foram comercializados mais de 14,2 milhões de automóveis usados no país, de acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). Para quem vende, a possibilidade de dinheiro rápido é um atrativo interessante - mas exige planejamento e dedicação para conseguir a melhor oferta. A manutenção, por exemplo, interfere diretamente no preço e pode impulsionar ou reduzir o valor. Confira cinco exemplos de como a boa conservação do carro ajuda a valorizá-lo:

    1 - Cuide da parte estética, mas tenha precaução com os consertos A primeira dica de valorização é cuidar do visual, arrumando pequenos defeitos na lataria, por exemplo. Essa tática é importante, mas o motorista precisa ter precaução. Afinal, se o serviço não for bem feito por um profissional especializado, vai acontecer o inverso e o preço do veículo vai cair. Além disso, é um ponto subjetivo e que depende também de quem vai comprar o carro. Se você for vender para uma pessoa física, ou seja, um comprador comum, é uma estratégia fundamental para elevar o preço. Mas não é recomendável se for vender para uma loja, pois ela normalmente consegue arrumar todas as avarias por um custo menor e tende a ser mais criterioso para avaliar se o serviço está bem feito.

    2 - Fique de olho no motor do carroNão é exagero dizer que o motor é o coração de um automóvel - ele precisa estar em boas condições para que possa circular pelas ruas. Portanto, uma forma de valorizar o seminovo é garantir que tudo esteja em pleno funcionamento com este equipamento. Faça as manutenções necessárias e sempre troque o óleo e a água nos períodos recomendados para evitar qualquer tipo de desgaste.

    3 - Não faça alterações no veículoMuitos motoristas, principalmente os mais jovens, gostam de personalizar seus veículos, substituindo peças originais por itens customizados. Essa prática pode até deixar o carro com o estilo da pessoa, mas certamente não é recomendada para valorizá-lo. Para conseguir os melhores preços no momento da revenda é essencial manter tudo como veio da fábrica. Caso contrário, só conseguirá uma boa oferta se encontrar alguém com os mesmos gostos de customização.

    4 - Tente manter a quilometragem de acordo com a idadeA quantidade de quilômetros rodados pelo automóvel é um indicador importante para avaliar seu estado de conservação. Entretanto, o número em si pode levar a conclusões precipitadas sobre o preço na hora da revenda. É importante comparar a quilometragem com a idade do automóvel e ver se está de acordo com o tempo de uso. O ideal é fugir dos extremos, ou seja, carros novos com muita km ou antigos com baixa rodagem (o que significa que ficou muito tempo parado).

    5 - Mantenha as revisões em dia Por fim, é recomendável que o motorista mantenha todas as revisões do veículo em dia e faça todas as visitas técnicas necessárias, como alinhamento, troca de pneus, entre outros, para manter o carro no melhor estado de conservação possível. Dessa forma, na hora de vendê-lo, é possível cobrar o melhor preço porque o comprador não terá nenhum problema com peças e vistorias.

    *Luca Cafici é CEO e Cofundador da InstaCarro, startup de compra e vendas de carros [email protected]

    Publicado em 25/04/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados