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  • Transdata reforça excelência no transporte público em participação na 6ª Semana ITS UITP América Latina
  • Diretores da empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções integradas em Intelligent Transport Systems dedicadas à mobilidade participaram do evento realizado em São Paulo
  • Por DINO

    Diretores da Transdata participaram ativamente da programação do evento realizado na última semana no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

    O Diretor de Produto da Transdata, Rafael Teles, apresentou a nova proposta de valor da empresa para o setor de transporte público que consiste no entendimento da tecnologia como serviço, durante a sessão sobre Ticketing e Gerenciamento de Tarifa.

    "A transformação imposta pela tecnologia no cenário da mobilidade, na forma como as pessoas se comportam e como consomem o serviço, mostra que a única certeza possível é a de que nada será como antes", disse Teles na palestra. Segundo ele, a tecnologia deve servir como uma ferramenta para repensar o design dos serviços, senão, não tem utilidade. "Se ela limita a adoção de novos recursos e funcionalidades, não é uma solução, mas, sim, um problema tecnológico".

    Teles traçou um panorama histórico do começo da bilhetagem no Brasil nos últimos 100 anos, chegando ao país na década de 90, passando pelos cartões contactless Mifare® e a solução de bilhetagem eletrônica da Transdata. Para ele, ainda que a mídia tenha evoluído significativamente, pouco mudou no sistema de tarifação, que segue preso à cobrança antecipada e no modelo de tarifa fixa e pré-paga.

    Citou, ainda, novidades como o "BiBo" (Be In - Be Out), modelo de bilhetagem que não utiliza validadores (ele detecta o trajeto efetuado pelo smartphone do passageiro e efetua a cobrança a partir deste deslocamento) e o Pay as You Go, que propõe uma tarifação mais justa, onde o passageiro paga efetivamente o que usa. Além desses, o MaaS (sigla que significa Mobility as a Service - mobilidade como serviço), sistema que está sendo experimentado em Helsinque (Dinamarca) e propõe um modelo de assinatura de serviço, ou seja, uma espécie de pacote mensal cujo valor permite o acesso a um determinado número de modais.

    "A indústria de tecnologia precisa fazer uma reflexão sobre as necessidades que estão postas e transformar sua oferta de produto em serviço. A tecnologia muda muito rápido para ser tratada como patrimônio e deve ser vista como um serviço pelo qual se paga o quanto consome. Essa será nossa grande contribuição e legado ao sistema de transporte público nacional", concluiu.

    O Diretor de Negócios da Transdata, Devanir Magrini (foto), exibiu cases de sucesso da empresa e números de impacto no Encontro para Autoridades - Reunião UITP Information Technology & Innovation Commission, que contou com a presença de dirigentes de empresas ligadas ao setor de diversas partes do mundo. Em sua fala, apresentou projetos implementados pela empresa em mais de 400 cidades e que impactam positivamente cerca de 30 milhões de passageiros por dia.

    Informações para a imprensa:

    Daniela Licht - (41) 9 9228-9577 / [email protected]

    Publicado em 27/03/2019


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