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  • Principais montadoras estão presentes na CES, maior evento do gênero do mundo, em Las Vegas
  • Por Ricardo Panessa

    A CES, Feira Global de Tecnologia e Consumo Eletrônico, que começou ontem em Las Vegas, EUA, é o maior evento de tecnologia do mundo. E as principais montadoras de automóveis também estão presentes, mostrando seus avanços nessa área.

    A Ford está apresentando durante o evento um veículo inédito movido a energia solar, o C-MAX Solar Energi Concept, modelo desenvolvido em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, que, segundo a montadora, oferece o melhor de um híbrido plug-in, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.

    O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os painéis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.

    Audi – A montadora alemã também está presente no evento, mostrando o novo interior hi-tech do Audi TT, que oferece agora um novo conjunto de itens eletrônicos e de conectividade.

    Com grafismo brilhante e impressão 3D com efeitos altamente detalhados, o novo cockpit virtual do TT estabelece novos parâmetros com seu monitor TFT de 12,3 polegadas. Os motoristas podem optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo "infotainment" os instrumentos virtuais são menores. O espaço assim criado proporciona uma ampla área de exposição para funções como o mapa de navegação.

    Kia - A prestigiada montadora sul coreana também está apresentando uma série de novas e futuras tecnologias em telemática e infotainment (informação com conteúdo de entretenimento) durante a mostra. O objetivo da marca é oferecer a experiência de uma condução mais segura, dinâmica e eficiente, com foco na expansão de carros conectados.

    O Kia UVO, abreviação de “Your Voice”, é um sistema de voz e recursos avançados ativados por toque que permite o acesso simples e rápido para a multimídia do veículo e sistemas de entretenimento.Como líder de design, a Kia também conta com a estreia norte-americana da KND-7, carro conceito dotado de motor 1.6 litro, de quatro cilindros, com design futurista.

    O conceito Kia UCD foca em segurança por meio de uma interface com design multissensorial. O objetivo é manter os olhos do motorista sempre nas estradas e as mãos no volante. O UCD reforça a funcionalidade, oferecendo uma tela panorâmica de 18 polegadas denominada Head-up Display (HUD) com informações como velocidade, navegação e informação de trânsito.

    Desenvolvido para permitir a utilização dos serviços de navegação do veículo e outras operações controladas pelo motorista, sem sacrificar a segurança, o conceito Kia UCD também inclui um controlador de mão. Graças à luz infravermelha avançada e sensores de câmera, os usuários podem acessar rapidamente opções como rádio e navegação com a mão, sem tirar os olhos da estrada.

    O conceito UCD também inclui um sistema de carregamento sem fio de dispositivos móveis por meio da indução magnética, que permite ao motorista configurar o dispositivo na plataforma de carga sem a inconveniência de carregar cabos.

    Toyota – A gigante japonesa também está presente com o conceito de veículo ecologicamente sustentável, movido a células de combustível. A novidade da montadora japonesa contraria a atual tendência de outras gigantes da indústria, que atualmente andam apostando na ideia dos veículos autônomos.

    Em essência, o veículo, que ainda não teve seu nome divulgado, é um carro elétrico como os outros, com a diferença de que deverá funcionar usando células de hidrogênio que, segundo a Toyota, podem ser recarregadas mais rapidamente do que as baterias elétricas convencionais dos carros elétricos disponíveis no mercado.

    O curioso é a forma como esse tipo de combustível funciona: o hidrogênio puro, concentrado em grandes volumes no tanque do veículo, sofre reação com o oxigênio captado do ar e a energia liberada é usada para mover o veículo. Como resultado, o único resíduo liberado pelo carro é água, o que permite seu funcionamento sem quaisquer danos ao meio-ambiente.

    Publicado em 08/01/2014


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