Home > Notícias > Mudanças na CNH – como ficará a segurança no trânsito?
  • Notícias
  • Mudanças na CNH – como ficará a segurança no trânsito?
  • O presidente Bolsonaro anunciou que pretende ampliar a validade da CNH de cinco para dez anos e aumentar o limite de pontos para a suspensão da carteira, com a intenção de desburocratizar a regulamentação do trânsito no Brasil, conforme publicado no site SeguroAuto.org.
  • Por DINO (São Paulo - SP)

    O presidente Bolsonaro anunciou que pretende ampliar a validade da CNH de cinco para dez anos e aumentar o limite de pontos para a suspensão da carteira, com a intenção de desburocratizar a regulamentação do trânsito no Brasil, conforme publicado no site SeguroAuto.org.

    No início de fevereiro, no Twitter, Bolsonaro mencionou a ampliação da validade da CNH, entre outras medidas, como também o fim da obrigatoriedade das aulas em simuladores, nas autoescolas, como publicado no site Catraca Livre.

    As mudanças ainda não foram detalhadas e isso deverá ser feito pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

    O presidente afirmou que haverá uma simplificação no emplacamento e também que acontecerão mudanças nas regras de transporte que afetam os caminhoneiros, sendo que algumas serão revistas ou extintas.

    A intenção, segundo ele, é desburocratizar e economizar.

    Validade da carteira passa para 10 anos

    O governo está estudando a alteração da validade da CNH, que atualmente é de cinco anos, até que se complete 65 anos. A partir dessa idade, o prazo para a revalidação passa a ser de três anos.

    Na sua comunicação, Bolsonaro criticou o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, dizendo que o órgão emite muitas resoluções por ano, cerca de 100, que atrapalham a vida de quem trabalha com transporte no país.

    Em mensagem na rede social, no mês de dezembro de 2018, Bolsonaro tinha se manifestado a favor da ampliação da validade da CNH, passando o prazo para 10 anos.

    Na mesma época, ele apoiou o governo do Rio de Janeiro, que deixou de exigir vistoria anual de veículos.

    Entre as mudanças pretendidas, está o fim da obrigatoriedade de aulas em simuladores, nas autoescolas.

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução tornando obrigatórias as aulas em simuladores em 2015.

    O órgão, a partir de janeiro, passou a ser subordinado ao Ministério da Infraestrutura, deixando o extinto Ministério das Cidades, conforme publicado pelo G1.

    Bolsonaro mencionou, no Twitter, a ampliação da validade da CNH, com intenção de desburocratizar e economizar

    Ampliação do limite máximo de 20 para 40 pontos na CNH

    Outra medida que está em vias de ser adotada pelo governo Bolsonaro é a ampliação do limite máximo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação para 40 pontos.

    Esse limite seria adotado, permitindo que as multas atingissem 40 pontos sem que a CNH seja suspensa. Especialistas em medicina do tráfego criticam a medida proposta.

    As mudanças relacionadas ao trânsito e à Carteira Nacional de Habilitação vêm sendo anunciadas desde o final do ano passado, quando essa intenção havia sido conteúdo de mensagem via Twitter de Jair Bolsonaro.

    De início, o anúncio se restringia à ideia de aumentar o prazo de validade da CNH e mais recentemente, o presidente passou a conversar com o governador eleito de São Paulo, João Dória, sobre a intenção de aumentar o limite de pontos na carteira, como postado pelo site Revista Auto Esporte.

    Especialistas entrevistados pela imprensa se manifestaram sobre os significados das mudanças, sua adequação e quais as consequências das medidas se elas forem adotadas.

    Sobre o aumento nos pontos limite na CNH, o Diretor Científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dr. Ricardo Hegele afirmou que o aumento em dobro do limite da CNH, de 20 para 40 pontos é o que ele chamou de "tiro no pé".

    Na opinião do especialista, um dos principais motivos de morte no Brasil são os acidentes de trânsito e eles são causados por infrações à legislação do trânsito.

    Segundo informações da Seguradora Líder, durante o ano de 2018, foram pagas mais de 268 mil indenizações relativas a acidentes de trânsito, das quais 32 mil eram devidas a casos de morte e 184 mil relacionadas a invalidez permanente.

    A Escola Nacional de Seguros, em carta enviada aos candidatos ao cargo de Presidente da República, no final de 2018, chamava a atenção para o fato de que, em 2017, o trânsito tirou a vida de 41 mil brasileiros, incapacitando outros 42 mil para o trabalho, com uma estimativa de R$ 200 bilhões em prejuízo para o país.

    Outro especialista que se manifestou através da imprensa foi o presidente da Comissão de Acompanhamento e Estudo da Legislação do Trânsito da OAB do Rio de Janeiro, o Dr. Armando de Souza, que declarou não ver nenhum ponto positivo nas medidas anunciadas por Bolsonaro através do Twitter.

    Elas tendem a minimizar a preocupação que se demonstra com os riscos no trânsito, apenas agradam o povo ao prometer que quem está com a CNH suspensa pode continuar dirigindo.

    São mais de 348 mil as Carteiras de Habilitação suspensa até dezembro de 2018, por terem ultrapassado 20 pontos, ao cometer infrações graves, segundo o Detran de São Paulo. Em 2017 esse número chegou a 560 mil.

    Website: https://www.seguroauto.org/mudancas-cnh-ficara-seguranca-transito/

    Publicado em 06/03/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados