A BMW iniciou a pré-venda no Brasil do novo Série 3, revelado em novembro passado no Salão do Automóvel de São Paulo. Inicialmente, o sedã de luxo está disponível apenas na versão de topo 330i M Sport, pelo preço sugerido de R$ 269.950 - as primeiras unidades serão entregues em março. Nos próximos meses, a marca alemã também irá comercializar a configuração 330i Sport, por R$ 219.950. Essa opção mais barata chega às concessionárias em junho.
As reservas podem ser realizadas em uma revenda autorizada ou por meio do site www.bmw.com.br/novoserie3, onde também é possível obter informações sobre a novidade e simular condições de financiamento.
Visualmente, o novo Série 3 traz a tradicional grade dianteira do "duplo rim" redesenhada, com dimensões maiores, faróis mais afilados e recortados, para-choques mais envolventes e lanternas traseiras mais retas e estreitas. Medindo 4,71 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,43 m de altura e 2,85 m de distância entre-eixos, o sedã ficou maior: respectivamente, ganhou 7,6 cm, 1,6 cm, 0,6 cm e 4,1 cm em cada dimensão.
Por dentro, o interior é totalmente novo, com destaque para o painel de instrumentos totalmente digital e assistente virtual com comandos de voz em linguagem natural e em português brasileiro, que permitem controlar uma série de equipamentos sem desviar os olhos da estrada. A versão mais completa também conta com recursos de condução semiautônoma, como assistente de manutenção de faixa e frenagem automática de emegência.
A versão mais completa também conta com faróis iluminados a laser, que oferecem facho de luz dez vezes mais intenso que o de lâmpadas halógenas, alcance de até 530 m e funções como luz alta automática e direcionamento do faixoo conforme o motorista esterça o volante.
As duas configurações citadas trazem sob o capô o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, dotado de injeção direta de gasolina e capaz de render 258 cv de potência e 40,79 kgfm de torque, disponíveis a 1.500 rpm - são, respectivamente, 13 cv e 5,1 kgfm a mais na comparação com a geração anterior. O câmbio é automático de oito velocidades.
O lote inicial da sétima geração do Série 3 vem importado da Alemanha, mas, como a geração anterior, o sedã será fabricado no Brasil, na fábrica de Araquari (SC), a partir do segundo semestre.
Publicado em 11/02/2019